Criteo divulga estudo com resultados de compras online nas
primeiras semanas de abril; venda de roupas confortáveis, pijamas e roupas de
cama sobem 126%.
Salgadinhos, chocolates e outros tipos de snacks estão entre os
itens que tiveram maior crescimento de consumo online no Brasil na segunda
semana de abril, aponta um estudo realizado pela Criteo.
A empresa de tecnologia, especializada em fornecer aos
profissionais de marketing de todo o mundo publicidade confiável e impactante,
analisou cuidadosamente os dados das últimas semanas para entender os efeitos
no varejo e viagens à medida que a pandemia do COVID-19 ocorre e afeta
diretamente os hábitos de consumo em todo o mundo.
No Brasil, a demanda por snacks cresceu
722% e superou outras categorias de alimentos, como chocolates e balas, pães e
doces e panificação, que estavam em alta nas duas semanas anteriores. Em média,
a compra de alimentos online aumentou 233% no período.
A análise da Criteo mostra que o fechamento de restaurantes
afetou diretamente as vendas online de supermercados, que aumentaram em todo o
mundo, à medida que as pessoas comem mais refeições em casa. Dependendo do
estágio do surto de coronavírus em cada país, certas categorias se destacam. A
compra de itens para pets no Brasil permaneceu alto na primeira quinzena de
abril.
“A pandemia do COVID-19 teve um profundo impacto no comércio no
Brasil e no mundo, e as operações online têm sido a única alternativa para
muitas empresas continuarem operando. Neste momento, é essencial que as marcas
se adaptem para conquistar o engajamento dos consumidores, entendendo suas
necessidades e atendendo suas demandas com empatia e qualidade de serviço”,
afirma Luca Marzano, diretora de estratégia de contas do Brasil na Criteo.
Vendas de webcam em alta
À medida que as pessoas se adaptam à nova rotina de trabalho e
estudo em casa, o comportamento das compras em relação ao setor eletrônico
mudou profundamente. Em todo o mundo, os consumidores estão comprando produtos
de tecnologia para se manterem conectados, produtivos e entretidos. Um dos
produtos mais procurados no Brasil são as webcams, especialmente para uso em
escritórios e salas de aula em casa. Tripés e acessórios para câmera também
estão entre os itens que mais crescem na categoria.
Por outro lado, o comércio que atende ao mercado de fotografia
profissional sofreu o impacto oposto e teve que mudar suas estratégias para o
comércio eletrônico. “Como nossos principais clientes são fotógrafos
profissionais e iniciantes, e usam nossos produtos em eventos sociais e
profissionais, com a queda no volume desses eventos, nossas vendas também
caíram”, disse Pietro Napoli, gerente de marketing da Brasiltronic, uma loja
especializada em câmeras e suprimentos de fotografia profissional.
"Tivemos que reajustar nossa estratégia para focar na geração de receita,
por isso precisávamos fechar tudo o que não estava focado na receita naquele
momento", afirmou o executivo.
Ainda na categoria de eletrônicos, a Criteo viu um aumento nas
vendas de jogos no Brasil, que registrou um aumento de 282% na segunda semana
de abril. Outras categorias que registraram um crescimento importante foram acessórios
para computador, televisões, produtos de impressão / cópia / digitalização /
fax, computadores e roteadores.
Artigos para o lar registram aumento
Como conseqüência do isolamento adotado em várias partes do
mundo, a Criteo também detectou um aumento no consumo online de itens para a
casa ou para serem usados em casa. No Brasil, houve um aumento de 126% nas
vendas de vestuário, roupas de dormir e roupas de cama no início de abril. A
demanda por móveis residenciais online também cresceu. Mesas e bancadas para
trabalho estão no topo da lista com um aumento de 120% nas compras, seguidas de
itens como camas, mesas e móveis de cozinha, à medida que as pessoas querem
mais conforto em casa para trabalhar, estudar e viver.
As vendas de produtos de autocuidado também registraram aumento.
A venda de hastes flexíveis com algodão cresceram 389% nas operações de
comércio eletrônico brasileiro na segunda semana de abril. Outras categorias
que aparecem na seqüência entre as que mais cresceram são artigos femininos, de
cuidados respiratórios, cosméticos e maquiagem.
Com acesso restringido a ginásios e academias, foi possível
observar que as venda de produtos esportivos aumentam à medida que os
consumidores encontram alternativas em outros espaços. Houve crescimento nas vendas
de acessórios para exercícios e de artigos para prática de ioga e pilates,
entre outras categorias.
Metodologia
As análises da Criteo são baseadas em um banco de dados com
informações de mais de 80 países e 2 bilhões de compradores mensais ativos, que
gastam cerca de US $ 900 bilhões anualmente em aproximadamente 20.000 sites de
comércio eletrônico. A partir desse enorme conjunto de dados, a Criteo pode
observar tendências globalmente e entre regiões - Ásia-Pacífico, Europa e
Américas.
Olá! Tudo bem?
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