Eficiência energética do Shopping Uberaba ganha destaque em evento da Abrasce

O projeto arquitetônico do Shopping Uberaba, reconhecido pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) como modelo de eficiência energética nas edificações, ganhou destaque durante o Fórum Regional-Edição Sudeste, realizado pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), recentemente, em Ribeirão Preto (SP). O superintendente do Shopping Center Uberaba, Guilherme Vilela, foi um dos palestrantes convidados integrando o Painel Operações em Shopping Centers, ao lado de Júlio César Elias de Souza (Multiplan), do diretor regional de Operações da Iguatemi Empresa de Shopping Centers, Ciro Neto e da gerente corporativa de Operações da Ancar Icanhoé, Jaqueline Bazani.
Vilela citou que no Shopping Uberaba, a iluminação é natural, por meio do lanternim, sem interferir nas lojas permitindo passar todo o dia com a iluminação das áreas comuns apagada. Desde sua concepção, o Shopping incorpora os conceitos da arquitetura bioclimática e do conforto ambiental térmico e lumínico naturais  visando ao bem-estar de seus usuários e à racionalização do consumo de energia, em atendimento direto aos interesses dos lojistas e dos empreendedores.
Do orçamento do Condomínio, na ordem de R$ 62 o metro quadrado, apenas 7,8% neste ano são gastos com energia. "Isso permite que tenhamos um aluguel maior, aproximadamente 15% acima da média da Abrasce e as vendas 22% acima da média brasileira." 
Os princípios adotados para proteção térmica conjugada à iluminação natural buscam proteger o interior da edificação contra a incidência da radiação solar direta através de fatores de sombreamento promovido pelo paisagismo vegetal, beirais, marquises, brises verticais e horizontais, além de outros elementos arquitetônicos com propriedades térmicas tais como telhas sanduíche, placas de vidro, além de vidros planos e termoplásticos especiais.
A potencialização da ventilação natural na atual configuração do mall leva em conta os ventos dominantes em atendimento à ventilação higiênica – obtida através da convecção do ar aquecido pelo efeito chaminé, e à ventilação de conforto - promovida pela tomada de ar por vãos orientados, da melhor forma possível, visando à captação dos ventos dominantes. Essa corrente de ar no nível do usuário provoca a evaporação do suor que, por sua vez, reduz a temperatura da pele e promove a sensação de conforto.

A adequação dos sistemas de ventilação e iluminação por métodos naturais à arquitetura do Shopping Uberaba tem se mostrado eficiente desde a sua concepção original, no decorrer de todas as expansões, sem que as intervenções mais recentes interfiram negativamente no funcionamento das anteriores.

Comentários

Postar um comentário