O TikTok não é uma rede social exatamente nova. Ele
nasceu em 2017, lançado pela startup chinesa ByteDance, e depois de uma fusão
com um aplicativo que também pertencia à empresa, mudou algumas ferramentas e
adotou o formato atual. A companhia já havia testado um modelo similar no mercado
do país oriental. Tratava-se de um espaço de criação de vídeos com música, o
que ainda hoje é uma das funções mais utilizadas. Contudo, o TikTok está longe
de ser limitado apenas a isso. Ele já é o quarto maior aplicativo em número de
usuários no mundo, tem um público que não é só mais formado por jovens e sua
expansão abre um novo lugar de compartilhamento de conteúdo para profissionais
e empresas. Bom para o entretenimento e para os negócios.
E é fácil entender o porquê de ser um aplicativo
atraente para todas as marcas. O primeiro ponto a favor é o aumento crescente
de pessoas ligadas no TikTok. O período de quarentena e isolamento social por
causa da pandemia de coronavírus contribui, e muito, para essa ascensão cada
vez mais veloz, já que os índices de pessoas conectadas na internet, em
diferentes plataformas, também aumentaram. No entanto, o aplicativo já estava
em uma curva de crescimento considerável, e já era apontado como tendência para
este ano. Com 1,5 bilhão de usuários mensais, o TikTok havia ultrapassado
Facebook e Instagram na contagem de downloads no ano passado. Outros fatores
que favorecem a rede.
O que mais agrada no TikTok, atualmente, é o
oferecimento de um enorme alcance orgânico. O aplicativo se utiliza de
comunidades, com diferentes assuntos (também disponibiliza o uso de hashtags) e
tipos de conteúdo possíveis, e mostra que quem chegar primeiro por lá, neste
momento, vai levar a sua mensagem a um grande público. Isso explica o interesse
dos influenciadores e marcas, também atraídos pelos convites do aplicativo, em
garantir os seus nomes na plataforma. Não à toa, marcas gigantes como a NBA e a
RedBull já entenderam o uso do TikTok. E há também espaço para micro
influenciadores e anônimos que buscam chegar em outro patamar na internet.
Para isso, uma opção de muito valor à disposição
dos usuários é poder compartilhar conteúdos criados em outras plataformas com o
TikTok, e espalhar os vídeos deste aplicativo em outras redes sociais. Desta
forma, o recurso de transmídia, que permite essa interação entre os
aplicativos, favorece o alcance e o crescimento do perfil em várias frentes, e
muda a perspectiva quanto à produção de conteúdo. Existe a função de
compartilhamento para o Instagram, por exemplo, e ainda a possibilidade de
divulgar links, como os dos canais de Youtube e qualquer outro site. O TikTok
também libera a transmissão de lives, de acordo com o crescimento e relevância
do perfil. A ferramenta, em tempos de distanciamento entre as pessoas, é uma
das formas mais usadas para debates e conversas, atualmente.
TikTok para os negócios
A própria rede social já está convidando e querendo
que as marcas estejam no TikTok. É mais uma oportunidade para as empresas
continuarem a atingir públicos diferentes e marcar suas posições. Dentre as opções
viáveis para conteúdos produzidos por empresas, estão: vender produtos, de
maneira direta, e vídeos que expliquem produtos e serviços. É sempre importante
ter depoimentos de clientes, falar dos canais de comunicação e mostrar o
trabalho realizado, seja em cursos, palestras, vídeos explicando serviços e
produtos da empresa, por meio de podcasts ou vídeos linkados ao TikTok, uma vez
que também é permitido usar trechos de áudio e vídeo gravados ou captados na
internet.
Tanto para perfis pessoais ou profissionais, é
importante usar os desafios que a rede propõe. O TikTok é muito pautado nos
desafios, e a boa utilização da criatividade para criar conteúdos dentro dos
temas que estão em alta deve gerar bom engajamento. Assim como nas outras
redes, é essencial manter a regularidade de postagens, para cativar o público e
mantê-lo fiel.
Já é possível encontrar no TikTok profissionais de
diferentes áreas bem sucedidos na rede. Está lá gente de diversas ocupações,
que vão de piloto de avião a nutricionista ou professor de inglês.
Um case que já se tornou um sucesso foi a
contratação de profissionais pela Nestlé através do TikTok. A gigante do ramo
dos alimentos procurou por mão de obra especializada pela rede social, e acabou
contratando um diretor de marketing através das interações no TikTok.
Experiência pessoal
Para mim, o TikTok já se tornou parte integrante e
fundamental do meu trabalho sobre mídias sociais, e entendo que tem que ser
considerado como uma das boas novas formas de se comunicar e se posicionar na internet.
Experimentei entrar na rede e em poucos dias já conseguia mais de mil e
quinhentos seguidores e 10 mil curtidas em posts. Consegui viralizar um vídeo,
de desafio, para quase 600 mil pessoas, organicamente, apenas me utilizando dos
recursos e ferramentas da plataforma.
As pessoas que procuram o meu trabalho como
especialista em mídias também perceberam que é um espaço bastante acessível
para criação de conteúdo e interação ágil e direta. Uma plataforma que expõe a
criatividade e pode atingir o público de maneiras diversa, de forma leve.
Descobrindo os caminhos do TikTok, vai ser possível se divertir e fazer muitos
bons negócios. Ele é uma força presente na internet, disputa com o Instagram em
vários quesitos relacionados ao conteúdo de vídeo e pode crescer mais e mais.
Por isso, a pergunta: você já fez sua conta e garantiu sua @ no TikTok?
Sobre a profissional
Paula Tebett é carioca, especialista em marketing
digital e empreendedora apaixonada por comunicação. Graduada pela FACHA
(jornalismo) e Fundação Getúlio Vargas (marketing). Tem experiência de mais de
10 anos em Marketing e hoje atua como consultora e palestrante, ministrando
treinamentos em mídias sociais. Entre eles, alguns cursos sobre o aplicativo
TikTok. Lançou uma série de vídeos sobre a plataforma no canal do Youtube. Todo
o material está disponível em https://www.youtube.com/user/paulatebett1.
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