O especialista em marketing digital Lucas Leite
revela os segredos para conseguir apesar da crise seguir vendendo e usar as
redes sociais e a tecnologia digital ao seu favor.
Ao longo do tempo, o processo de compra e venda
passou por inúmeras transformações devido aos avanços tecnológicos, que nos
levou a estar inseridos na cultura da velocidade e do imediatismo, acompanhando
o avanço da infovia. Hoje com a emergência da covid-19, mais uma vez o setor de
serviços e comércio precisou se reinventar, desta vez praticamente de um dia
para o outro, representando uma das maiores revolução da história recente.
O especialista em marketing digital e CEO da Vende
Muito Brasil, Lucas Leite, revela porque a covid-19 forçou os
profissionais de diversos ramos de atuação a migrar para o digital: “neste
momento onde todos estão na mesma situação, procurando meios de vencer a
pandemia e o isolamento, o relato de experiência e as redes sociais tomaram o
protagonismo. Logo, necessitamos de uma experiência combinada — navegar pelos
e-commerces, analisar ofertas nos ambientes online e offline, acessar
aplicativos e, principalmente, nos identificar com as marcas (e não apenas com
os produtos).”
Isolamento x Acessibilidade
Com o distanciamento social e o isolamento,
chegando a ser um lockdown (quando todos os serviços fora os essenciais são
totalmente paralisados) em algumas cidades mais afetadas pelo vírus, Lucas
Leite faz um contraste em como é preciso apesar de encerramento de
estabelecimentos e lojas físicas se tornar virtualmente mais presente na vida
das pessoas: “É primordial interagir e se fazer acessível com o seu público,
que está ávido por esta interação já que está sofrendo com o isolamento —
e a maneira mais fácil de realizar isso é pelas redes sociais. Assim, para
vender mais, é preciso ir além: estar presente em todos os canais possíveis (e
adequados), acompanhar de perto o comportamento do cliente e compreender os
seus desejos.”
Dicas para vender muito na crise
Confira as dicas de Lucas Leite para vender muito
na crise e manter os negócios em alta apesar da pandemia:
1. Promova conteúdos compartilháveis
Mais do que buscar seguidores, é necessário tornar
a sua página interessante, um espaço com conteúdos atraentes e engajadores.
Afinal, é isso que conquistará fãs e consequentemente clientes para o seu
e-commerce.
Para que a sua página seja atrativa e não apenas um
monte de publicidade que as pessoas não terão interesse nenhum em ler, tenha em
mente a Lei do Pareto (80/20): para cada dois posts de produtos e
divulgação da marca, crie outros oito com intuito de apenas informar e
interagir. Publique imagens com frases motivacionais (especialmente às
segundas-feiras), dicas de como usar o produto X ou, ainda, alguma novidade
sobre o seu nicho.
2. Integre
Aproveite a oportunidade de divulgar e vender
os produtos da sua loja virtual no marketplace do Facebook ou do Instagram. Se
a plataforma do seu e-commerce possui integração com essa rede social, melhor
ainda. Você conseguirá, por exemplo, controlar o estoque e as formas de
pagamento de uma só vez.
3. Invista em publicidade paga e impulsionamento
O Facebook e o Instagram oferecem a possibilidade
de impulsionar suas publicações por meio de anúncios pagos. As
campanhas são segmentadas por idioma, localidade, gênero, idade e interesses, e
você pode definir o investimento que cabe no seu bolso.
Essa é a chance de alcançar um público ainda maior,
veiculando produtos, conteúdos e, principalmente, direcionando novos usuários
para a home do seu e-commerce.
4. Seja criterioso com as imagens que posta
Uma imagem vale mais que mil palavras, certo?
Então, saiba utilizá-las a seu favor. Por meio de fotos, mais que produtos,
mostre um estilo de vida que se relacione à sua marca.
Capture cenas exclusivas, reações espontâneas e momentos descontraídos da sua equipe.
Publique fotos de making of, fabricação de
produtos (caso você desenvolva isso no seu e-commerce) ou até eventos já
realizados.
5 - Inspire
Inspire! Esse é um dos principais focos de redes
sociais como o Instagram. Através dela, você deverá despertar o desejo no
consumidor e fazê-lo crer que a sua marca e o seu produto proporcionarão
qualidade de vida e felicidade.
6 - Use hashtags
6 - Use hashtags
Não deixe de agregar hashtags (#) às suas
fotos — serão essas palavras-chave que te levarão a um hall de
marcadores de conteúdo, indicando um contexto pré-estabelecido.
7. Faça bom uso do Stories
No Stories, você poderá reforçar
a jornada do seu negócio por meio de storytelling.
Tal abordagem tem como objetivo destacar os
momentos que realmente representam a sua marca, como mudanças no ambiente de
trabalho, novidades no e-commerce ou na estratégia dele.
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