Paula Tebett acredita que Messenger Rooms traz vantagens e
entrará na disputa por espaço com outras ferramentas.
O Facebook entrou na briga com o Google Hangouts, o Skype e o
Zoom e anunciou o lançamento de uma ferramenta de videoconferência: o Messenger
Rooms, que será gratuito e para todo mundo. Com a criação desse novo recurso, a
plataforma diz acreditar que pode auxiliar na aproximação das pessoas durante o
isolamento social.
O aumento do uso das redes sociais no período da pandemia
resultou no crescimento do número de pessoas se utilizando de videoconferências
no WhatsApp e no Messenger, duas ferramentas do Facebook. Segundo a empresa de
consultoria Kantar, o número de usuários já é 40% maior nas redes Facebook,
WhatsApp e Instagram. O uso das lives também
aumentou, tanto no Facebook quanto no Instagram.
“O Mark Zuckerberg é um visionário, e está sempre se
atualizando. Por esse motivo, o Facebook se mantém em pé há tanto tempo, gera
negócios e constantemente oferece novidades”, opina Paula Tebett, especialista
em marketing digital e mídias sociais. “As videoconferências fazem parte das
maneiras de interagir que estão ganhando força. Utilizá-las e tornar o encontro
presencial não mais tão necessário pode ser um dos passos para um futuro que
não poderíamos imaginar dois meses atrás”, completa.
O Messenger Rooms comportará até 50 participantes e poderá ser
acessado tanto pelo Messenger quanto pelo próprio Facebook. A vantagem é que
por ser uma ferramenta dentro de uma rede social já bastante utilizada, o
usuário não precisa trocar de plataforma. Mesmo assim, existe o plano também de
estender a aplicação para o Instagram e para o WhatsApp, que atualmente só
permite uma videoconferência de até quatro participantes.
De acordo com Paula, que tem experiência como palestrante e dá
cursos para empreendedores em redes sociais, as funcionalidades de uma
plataforma para conferências podem ser usadas de diversas maneiras.
“Há uma semana, dei uma palestra online para a equipe docente de
um colégio em Niterói. Foram cerca de oitenta professores, que se queixavam das
dificuldades de ministrarem aulas não-presenciais. Dessa forma, consigo ver que
plataformas como o Messenger Rooms são uma maneira de facilitar aulas e cursos
online, permitindo também aos professores e aos alunos aproveitarem a conexão,
estando inseridos nas mesmas redes sociais e, assim, trazer mais proximidade
entre eles, principalmente nesse momento delicado em que todos estão
distantes”, afirma a especialista. “Outro ponto importante sobre o assunto é
que várias empresas estão aderindo ao home office. Creio que isso continuará
até se tornar cultural o trabalho remoto, para determinados setores ou
profissionais”, conclui.
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