Confira seis dicas
sobre como melhorar a forma de falar e relacionamentos interpessoais
A comunicação pode parecer mais fácil hoje em dia, com o avanço da
tecnologia e a facilidade de se obter informações, porém, saber o que falar e
saber como falar são habilidades diferentes.
“Como afirma o inglês David Ogilvy, pai da publicidade: Comunicação não
é o que você diz, mas sim o que os outros entendem. Dizer o que você pensa ou
falar na lata só vai aumentar as chances de ser incompreendida”, afirma Sirley
Maciel, especialista em oratória.
A fala não pode ser apagada nem retirada, não é possível pegar de volta
o que já foi dito. Mas como é possível falar o que quer ou o que precisa, sem
provocar conflitos? Confira algumas dicas para melhorar sua comunicação:
- Perceba que há hora certa, contexto
certo e forma certa de falar cada coisa. Assim como não se deve festejar em um
enterro, não é legal falar sobre trabalho em momentos de lazer com seus
colegas.
- Quando algo é direcionado a alguém,
fale especificamente para esta pessoa. Se você precisa dizer algo para a pessoa
A, evite comentar com a pessoa B, isso apenas causa intrigas e fofoca.
- Não se deixe levar pelas emoções,
explodir e dar de dedo na cara de alguém apenas tira sua razão e prejudica a
própria imagem.
- Desenvolva suas habilidades com
relações interpessoais e oratória. Conhecimento torna qualquer tarefa mais
fácil.
- Aposte na comunicação não verbal.
Ela é responsável por 55% do entendimento de outros sobre o que estamos
falando. Se sua imagem não condiz com o que foi dito, não terá credibilidade.
- Seja seu principal crítico.
Autoconhecimento, autodesenvolvimento e autofeedback são a melhor forma de
analisar seu comportamento e resultados para melhorar.
“Com essas técnicas, dicas e orientações, você pode desenvolver o seu
poder comunicacional e poderá enfrentar esse grande desafio da humanidade: a comunicação eficiente e
assertiva”, finaliza Sirley.
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