Atingir o sucesso no empreendedorismo requer muita disciplina, dedicação
e, acima de tudo, planejamento. É um desafio que pode se tornar mais fácil se
os futuros empreendedores realizarem a famosa “troca de ideias” com quem já se
aventurou nessa estratégia.
Alexandre Diniz, empresário e sócio do Grupo Acerte, conta algumas dicas
para abrir um negócio.
Primeiramente, pesquise. É necessário ter cautela sobre qual ramo seguir. Isso inclui não
apenas um ramo que seja rentável, mas também que o empreendedor se identifique
com o setor que atuará.
Esteja bem financeiramente. Organização financeira é fundamental para abrir um negócio. Tenha
um capital que te auxilie nos primeiros meses porque o retorno do investimento
é variável, ou seja, o lucro não virá do dia para a noite. Também não se
desespere em momentos de crise, trabalhe firme, explore os negócios e não se
iluda com falsas grandiosidades.
Entenda a dinâmica do mercado. Os hábitos dos consumidores mudam e o empreendedor precisa estar
atento a isso. Estamos na era do digital e praticamente todos os negócios estão
inseridos nessa demanda, seja para o relacionamento com os clientes, estratégia
de vendas, divulgação ou outras formas do mercado. Esteja pronto para oferecer
um serviço de acordo com a necessidade do cliente.
Fique atento aos modelos de negócios. Se não está seguro para abrir um negócio sem respaldo, o ramo de
franquias pode ser uma oportunidade. As unidades têm respaldo da rede
franqueadora, que auxilia tanto no processo de aquisição do começo ao fim, como
também durante o desenvolvimento do negócio. O franchising nacional tem mais de
duas mil redes, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF). As
redes estão divididas em diversos segmentos, como limpeza e conservação,
beleza, construção e pets, por exemplo. Ainda de acordo com a ABF, o setor
faturou mais de R$ 182 bilhões entre o terceiro trimestre de 2018 e de 2019.
Isso dá a dimensão de como o brasileiro tem visto o franchising como
oportunidade de investimento seguro.
Esteja pronto para errar. Parte-se do princípio de que ninguém nasce sabendo as estratégias
mais fundamentais de negócio, ou seja, aprendemos, desenvolvemos e temos ideias
que podem ser boas ou não tão boas assim. Mas o importante é tentar e estar
pronto para mudar a rota caso o resultado não esteja fluindo. Todas as decisões
têm 50% de chance de dar errado, nos negócios isso não é diferente. Fique
sempre atento às sazonalidades do seu negócio, cultive um excelente
relacionamento com seus clientes e parceiros, e reveja seu planejamento
regularmente.
“Em 2005, fui ao mercado pesquisar ‘negócios que cabiam em R$ 100 mil’.
Nesse sentido, encontrei a oportunidade de abrir uma Prima Clean Lavanderia
Express (rede que pertence ao Grupo Acerte). Atuando com a franquia, desenvolvi
estratégias de negócios que me levaram a assumir a direção da rede. O que friso
aos futuros empreendedores é olhar a longo prazo. Parece clichê, mas, tudo que
vem fácil, vai fácil. Você vai ser o primeiro a acordar para tocar seu negócio
e o último a dormir. Esteja pronto e mãos à obra”, conclui Diniz.
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