Saber lidar com o dinheiro, entender como programar despesas,
analisar formas de investir adequadamente e até como gastar de forma
inteligente deveria ser passado de pai para filho ou ensinado na escola. Aliás,
soube recentemente que as escolas deverão incluir o tema Educação Financeira no
currículo. Achei incrível!
Uma pesquisa realizada em 2018 pelo Serviço de Proteção ao
Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas
(CNDL), em todas as capitais, apontou que educação financeira realmente não
é uma tarefa que atrai os brasileiros. 58% das pessoas que participaram do
estudo disseram que nunca, ou somente às vezes, dedicam tempo as atividades de
controle da vida financeira. Aliás, essa mesma pesquisa mostra que 17% dos consumidores
recorre ao cartão de crédito, cheque especial ou tomam dinheiro emprestado para
quitar as contas do mês.
O que muitas pessoas não sabem, no entanto, é que existem
inúmeras ferramentas que podem ajudar no planejamento financeiro e, mais do que
isso, trazer de volta percentuais de valores investidos em compras diversas.
Isso é o que se chama de Cashback. A ferramenta tem sido utilizada
especialmente pelos e-commerces como uma forma de atrair e fidelizar seus
clientes, mas pode funcionar como uma ferramenta importante e interessante
também para os consumidores.
Imagine só se você tomar a decisão de comprar apenas em
estabelecimentos que ofereçam cashback. Vamos supor que seus gastos mensais,
com compras para abastecer sua casa, itens de higiene pessoal, roupas e
presentes seja de R$ 1 mil e que você concentre essas despesas apenas em lojas
que ofereçam 5% de cashback. Isso significa que ao final de um mês, você pode
ter cerca de R$ 50 de volta, um dinheiro que você, teoricamente, não veria mais.
Afinal, esse montante já teria sido empregado em compras importantes para sua
rotina. Dei o exemplo falando em 5%, mas as lojas estão praticando cashback que
varia de 1% a 50% atualmente. Definitivamente, podemos chamar esse tipo de
mecanismo de compra inteligente, não podemos?
Agora, você pode estar se perguntando por que nunca pensou
em procurar algo do gênero antes. Apesar deste ser um mercado relativamente
sólido nos Estados Unidos, podemos dizer que é algo mais recente no Brasil.
Enquanto nos Estados Unidos o cashback é praticado desde 1998, por aqui o
cashback começou em 2007, mas a quantidade de plataformas de cashback começou a
ganhar mais vigor, realmente, nos últimos dois anos.
Há uma série de plataformas disponíveis. Minha dica é que
você faça um cadastro naquelas que forem mais interessantes ou estratégicas de
acordo com a sua rotina. Isso significa utilizar aquelas as quais as lojas onde
você realiza suas compras estão vinculadas. Cadastre-se e faça o exercício de
só realizar suas compras mediante cashback durante um mês inteiro. Tenho
certeza de que ao ver o retorno do dinheiro à sua conta você se dará conta de
que o cenário é realmente favorável. Experimente!
*Felipe Rodrigues é especialista em e-commerce, fundador e
CEO do ENVIOU - suíte de ferramentas que ajudam os e-commerces a vender mais –
e do Meu DimDim – plataforma de cashback 100% brasileira. www.enviou.com.br / www.meudimdim.com.br
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