Alexandre
Slivnik explica quais são as atitudes que devem ser evitadas durante as
confraternizações.
Com
o final de ano se aproximando, as celebrações nas empresas também chegam.
Nessas festas é muito importante estar atento, seja como colaborador ou como
gestor, e claro, manter um bom comportamento durante esses momentos.
Com
isso em mente, o especialista em gestão de pessoas e diretor da Associação
Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD), Alexandre Slivnik, oferece
algumas dicas de maneiras para essas festas sem esquecer que o momento é de
comemorações. “Esse é o momento de as pessoas serem de fato quem elas são e
mostrar isso. Tem que se divertir e brincar também. Embora muitos líderes
fiquem receosos com isso, é importante lembrar que essa é uma oportunidade de
conhecer melhor a equipe”, conta.
A
maioria das empresas tem o costume de permitir o consumo de bebidas alcoólicas
e, segundo Slivnik, realmente não há motivos para vetar, ainda mais por ser uma
época em que se celebram os resultados e as conquistas do ano. No entanto, é
muito importante manter os bons modos para que a presença não se torne
inconveniente.
O
especialista reforça que é preciso ter bom senso em todas as situações.
“Qualquer tipo de atitude que foge dessa norma, não necessariamente deve ser
repreendida, mas se a conduta vai contra os valores da empresa, é essencial dar
o feedback para esse colaborador. Se a situação se repetir além de duas vezes,
pode ser que desligar esse colaborador seja uma opção, afinal, um
desalinhamento de valores é péssimo para o resultados das empresas”, explica o
Alexandre.
O
colaborador pode sim se soltar, mas apenas até o momento em que ele acredita
que pode se controlar. E aí está o desafio: muitos acham que estão sob controle
e, no entanto, perante os outros não estão. “É claro que os superiores estão
sempre de olho nos funcionários e esse é um momento de análise, então os
excessos podem ser prejudiciais. Embora seja um ambiente profissional, os
trabalhadores devem se permitir e agir como são normalmente, se divertir,
brincar, mas sem perder o senso comum”, aponta.
Esse
é o momento onde o colaborador extravasa, então o momento de alegria é
importante, ele pode comemorar, celebrar o ano que passou, desde que as
atitudes não interfiram na vida de outras pessoas. “A partir do momento em que
isso acontece, a festa acaba”, finaliza.
Alexandre Slivnik é reconhecido oficialmente pelo governo norte americano como um
profissional com habilidades extraordinárias (EB1). É autor de diversos livros,
entre eles do best-seller O Poder da Atitude. É diretor executivo do IBEX –
Institute for Business Excellence, sediado em Orlando / FL (EUA). É
Vice-Presidente da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento
(ABTD) e diretor geral do Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento
(CBTD). É membro da Society for Human Resource
Management (SHRM) e da Association for Talent Development (ATD). Palestrante e profissional
com 19 anos de experiência na área de RH e Treinamento. É atualmente um dos
maiores especialistas em excelência em serviços no Brasil. Palestrante
Internacional com experiência nos EUA, ÁFRICA e JAPÃO, tendo feito
especialização na Universidade de HARVARD (Graduate School of Education -
Boston/ EUA). www.slivnik.com.br
Comentários
Postar um comentário