Plataforma utiliza ferramentas de grandes
empresas do mercado de games e faz parte do processo de transformação digital
da companhia
A
Algar Tech, multinacional brasileira especializada em gestão do relacionamento
com cliente, ambiente de tecnologia e serviços de telecom, implantou uma
extensão de sua ferramenta de gamificação para treinamento, chamada SPIA.
Agora, a plataforma foi introduzida também ao programa de performance da área
de Relacionamento com o Cliente - chamado Top Performance - com o objetivo de
engajar os associados, ao torna-lo mais descontraído. As mudanças permitirão
aos participantes acompanhar indicadores corporativos, para melhorar cada vez
mais a experiência do cliente.
Inspirada em jogos retrô, a
atualização da ferramenta levou em consideração as opiniões dos associados, e
dará aos participantes mais visibilidade sobre seu desempenho. Apesar de o
lançamento ter se dado em março, o desenvolvimento dessa plataforma será
constante e sempre baseado nas melhorias sugeridas pelos usuários.
“Nós já utilizávamos gamificação em
nossa plataforma de treinamento, de forma que o associado acumulava pontos a
cada exercício que ele completava. Ao implantarmos o projeto no Top
Performance, o objetivo é aumentar o engajamento dos nossos associados no
programa de desempenho, tornando-o mais divertido. Essa mudança faz parte do
processo de tornar a empresa cada vez mais digital”, diz Cristiano Santos,
diretor de relacionamento com o cliente da Algar Tech.
O programa Top Performance, criado
internamente na empresa em 2011, mede o desempenho dos associados na área,
baseado em indicadores atrelados aos resultados financeiros da operação, os
quais são utilizados como meta. A cada meta cumprida, os associados vão
acumulando pontos na plataforma de gamificação, podendo trocá-los
posteriormente por prêmios.
Atualmente, o programa é estipulado
para a diretoria da área e, os gestores de destaque são reconhecidos
trimestralmente e anualmente pelo seu desempenho. No entanto, a empresa já se
prepara para expandir a participação também para os demais associados da área
de Relacionamento com o Cliente.
“Além de melhorar a experiência dos
associados, o impacto direto na experiência dos nossos clientes é um dos
principais focos do programa. Para isso, estamos constantemente atentos às
novidades, nos atualizando e ouvindo nossos funcionários”, completa o
executivo.
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