A partir de hoje
será possível escolher entre um livro da Turma da Mônica ou um brinquedo na
compra do McLanche Feliz. Além disso, funcionalidade dentro do app @McDonald's
vai tornar a experiência ainda mais interativa.
Mais uma vez, o McDonald’s coloca seu tamanho e escala em prol
de uma boa causa. A marca trará de volta uma de suas iniciativas de
maior sucesso: Ler e Brincar. Na compra de um McLanche Feliz, os clientes
poderão escolher entre um livro ilustrado com duas histórias de personagens da
Turma da Mônica ou um brinquedo, correspondente à campanha vigente.
A primeira campanha do McDonald’s voltada para a leitura aconteceu em
2013 e alcançou toda a América Latina. De lá pra cá, foram mais três
iniciativas, que resultaram na distribuição de 14 milhões de exemplares na
região. Aqui no Brasil, as famílias já se divertiram
com histórias sobre dinossauros, oceanos e predadores, passando por textos de
escritores brasileiros como Vinicius de Moraes, Ana Maria Machado e Ziraldo. Em
2017, o projeto se renovou e uma parceria com a Mauricio de Sousa Produções
permitiu a entrega de seis livros da Turma da Mônica em todo o Brasil – união
que se repete agora.
“Essa é uma campanha pela qual temos muito orgulho, por meio dela
podemos estimular à leitura e o tempo de qualidade em família. Os livros são
excelentes para a conexão entre pais e filhos, um momento que certamente ficará
marcado na formação cultural dos pequenos”, afirma David Grinberg,
Vice-Presidente de Comunicação Corporativa e de Relações com Investidores da
Arcos Dorados, franquia que administra a marca McDonald’s em 20 países da
América Latina e Caribe.
Novidades e tecnologia
Para a campanha desse ano, os
estúdios Maurício de Sousa produziram 10 histórias inéditas e exclusivas para o
McDonald’s, que serão distribuídas em cinco livros. São eles:
- Cebolinha em: A Máquina de Fantasias |
Astronauta em: Qualquer semelhança é mera coincidência
- Chico Bento em: Amor de verão | Piteco em:
Viagem no tempo
- Cascão em: É você mesmo | Penadinho em: Festa
de outro mundo
- Mônica em: A melhor hora do dia | Bidu em:
Mal-entendido
- Magali em: A história da princesa comedora de
ervilha | Tina em: Quando tudo dá errado´
E para tornar esse momento inesquecível, pela primeira vez foi
desenvolvido uma funcionalidade, disponível em março, dentro do app do
McDonald’s que vai tornar as histórias ainda mais interativas. A leitura
ganhará vida por meio de sons que serão acionados por palavras-chave contidas
nas histórias. “Muitos adultos já têm o hábito de contar histórias fazendo as
vozes dos personagens ou imitando sons. Esta funcionalidade vai ajudar ainda
mais nessa experiência, pois trará novos detalhes que farão todos se encantarem
pelos livros”, finaliza Grinberg.
Leitura entre jovens
De acordo com uma pesquisa do Instituto de Estatística da Unesco, 36%
dos jovens da América Latina e do Caribe não têm níveis adequados de leitura
para sua idade, mesmo sendo uma habilidade básica e o pilar sobre o qual o
resto das experiências são construídas. Por esse motivo, é importante que desde
a infância se incorpore o hábito de ler como um valor constante.
Por conta disso, o McDonald's abraça esse tema e procura se tornar um
catalisador de mudanças, se comprometendo com as famílias a expandir o número
de leitores no mundo. Ler em voz alta é um hábito que passa de geração para
geração, reforçando os laços entre pais e filhos desde a infância – um dos
pilares da marca.
"Numa realidade em que 30% das famílias brasileiras nunca tiveram
acesso a um livro, eu não poderia perder a oportunidade de fazer chegar mais de
2 milhões de exemplares a esses potenciais leitores. Sempre estarei aberto a
propostas como essa, que tenham como objetivo o estímulo à leitura", diz
Mauricio de Sousa.
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