Há vários anos a
Uberlândia Refrescos atua com modelo de gestão para alcançar seus objetivos
estratégicos e se desenvolver no mercado. Para alçar voos mais altos, a empresa
busca, constantemente, pela atualização de seus processos.
Nos dias 5, 6 e 7 de fevereiro, uma equipe formada por
colaboradores da Uberlândia Refrescos se reuniram no salão do Hotel Porto
Bello, em Uberlândia, para capacitação de
avaliadores no Modelo de Excelência da Gestão (MEG). O treinamento foi
realizado pelo especialista em gestão empresarial, da Fundação Nacional da
Qualidade (FNQ), Ricardo Motta.
O MEG, desenvolvido pela
Fundação Nacional da Qualidade, tem como pilar oito Fundamentos da Gestão para
a Excelência. Ele estimula a empresa a obter respostas, por meio da análise de
suas práticas de gestão, adequando-as aos conceitos de uma empresa de classe
mundial e, consequentemente tornando a empresa mais competitiva.
Contextualização da Uberlândia Refrescos
A Uberlândia Refrescos,
franqueada da The Coca-Cola Company, sempre buscou atender os requisitos que
permeiam o negócio. Mas, para alcançar um nível de excelência em gestão, a
empresa teve que estruturar processos e definir um modelo para acompanhamento dos
resultados.
A partir de 1996, a
Uberlândia Refrescos aplicou o Sistema da Qualidade Coca-Cola, que otimizou o
trabalho interno, trazendo melhor sinergia entre as áreas e atividades.
Em 2006, foi
certificada nas normas ISO 9001
(Qualidade), 14001 (Meio Ambiente) e OHSAS 18001 (Saúde e Segurança). Ano após
ano, a franquia é recertificada nas normas citadas e aumenta seu nível de
comprometimento com o modelo de gestão aplicado. Já em 2009, conquistou a ISO
22000 e PAS 220 (Segurança de Alimentos). Em 2012 houve a migração desta, com
base em um sistema mais abrangente e rígido sobre Segurança de Alimentos, a
FSSC 22000, a qual, também foi conquistada pela franquia.
Esse empenho permitiu que
a Uberlândia Refrescos ganhasse o Prêmio Qualidade Coca-Cola, que avalia
anualmente as franquias e reconhece qual se destaca no atendimento aos
compromissos definidos em um modelo de Gestão e Governança pautado na redução
dos riscos e proteção da marca, abrangendo: processos, colaboradores, consumidores,
comunidades e sociedade, garantindo as políticas dos sistemas de gestão de
Qualidade, Meio Ambiente e Saúde e Segurança. De 2012 a 2016, a empresa
conquistou sucessivamente o 1º lugar, apenas no ciclo 2013X2014 ficou em
segundo, demonstrando toda a sua força em administrar o negócio.
Além destes, em 2017, a
Verde Ghaia, por meio do Prêmio Compliance
Brasil reconheceu o trabalho da Uberlândia Refrescos, na categoria qualidade,
levando em consideração o compromisso da empresa com atendimento à legislação e
requisitos do negócio. Também neste ano, a Uberlândia Refrescos foi premiada
com o Prêmio Mineiro da Qualidade, na categoria Rumo à Excelência, por
apresentar maturidade no seu sistema de gestão.
Segundo a gerente de
Talentos Humanos, da Uberlândia Refrescos, Wanderléia Silva, a implementação do
modelo de gestão impacta toda a cadeia de valor da empresa gerando resultados
de forma objetiva a todas as partes interessadas. “Com isso, podemos afirmar
que a Uberlândia Refrescos busca, constantemente, seu amadurecimento na gestão
do negócio, tornando-se mais competitiva e protagonista da sua história”,
finaliza.
Comentários
Postar um comentário