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Paulo Camargo |
Poucas pessoas
se recordam, mas no dia 28 de setembro é comemorado o Dia Internacional do
Direito ao Saber – ou, simplesmente, da Transparência. Em tempos de fake news
essa celebração nunca foi tão oportuna e necessária. A transparência é algo
essencial no nosso dia a dia, praticada no âmbito pessoal, profissional e,
claro, nas relações de consumo - não por acaso é também neste mês que
celebramos a criação do Código de Defesa do Consumidor, há quase três décadas.
Encomendamos
para a consultoria Trendsity um estudo sobre transparência de marca, para
entender as expectativas dos clientes a respeito desse tema e a sinergia da
nossa companhia com os resultados. Descobrimos – ou comprovamos – que 98% dos
entrevistados** consideram que a transparência é um dever para as marcas e que
para ser considerada transparente, essa marca precisa ser aberta (94%),
comprometida (57%) e responsável (56%).
Os resultados
demonstram que estamos no caminho certo. Pode parecer uma frase clichê, mas é
100% verdadeira. Trazer uma marca do tamanho do McDonald’s para o Brasil, 40
anos atrás, quando ninguém ainda conhecia o conceito de serviço rápido (ou fast
food) foi inovador. Ao longo dessas décadas crescemos com o País e amadurecemos
com os nossos clientes. Então, saber que estamos fazendo o que eles esperam é
gratificante e nos dá uma responsabilidade ainda maior como líderes que somos.
A pesquisa
também mostrou que 91% dos entrevistados se preocupam com o processo de
elaboração das refeições nos estabelecimentos que visitam habitualmente. As
cozinhas têm que ser limpas e higienizadas (74%) e que os ingredientes devem
ser de boa qualidade (51%). A grande maioria (85%) afirmou que só confia no que
pode ver.
Os dados
comprovam que nosso projeto Portas Abertas, implementado em 2015 e que já
recebeu quase 8 milhões de visitantes no Brasil, acerta em cheio quando permite
aos clientes que conheçam a nossa cozinha e comprovem a lisura de nossas
operações, o frescor dos ingredientes, a qualidade dos nossos insumos e, claro,
a força da nossa gente – em sua grande maioria em sua primeira oportunidade de
emprego formal.
Convido a todos a fazerem sua própria
reflexão sobre o significado da transparência e como isso pode reverberar
positivamente para si e também para a sociedade. Esse é o meu compromisso
diário.
*Paulo
Camargo é Presidente da Divisão Brasil da Arcos Dorados, franquia que
administra a marca McDonald’s na América Latina e Caribe
**Pesquisa
online realizada em agosto/2018 com 400 casos no Brasil
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