R$ 140 milhões é a marca da Rodada de Negócios do Sebrae no CITIES



Evento gerou 1,8 mil agendamentos entre 285 empresas âncoras nacionais e internacionais, ofertantes e startups
Rodada de Negócios Sebrae 2018 - Fabiana Queiroz
A Rodada de Negócios do Sebrae, em Uberlândia, superou os valores estimados para a edição 2018. O resultado foi de R$ 140 milhões em expectativa de negócios, sendo R$ 92 milhões em transações nacionais, e US$ 12 milhões de dólares para negociações internacionais.
Foram realizados 1,8 mil agendamentos entre os 285 empresários de micro e pequenos negócios da cidade e região, e grandes compradores de empresas âncoras nacionais e internacionais.
A 17ª edição do evento promovido pelo Sebrae em Minas Gerais aconteceu nesta quinta-feira, 30 de agosto, dentro da programação do CITIES – Congresso Internacional de Tecnologia, Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade.
Os números confirmam o potencial da região para o empreendedorismo e a geração de negócios. Além disso, revelam a efetividade e dinamismo do modelo da Rodada, e necessidade por agendas de relacionamento entre empresas de diversos segmentos. “Cada ofertante teve uma média de nove reuniões, em apenas um dia, com empresas âncoras e outras ofertantes. Número inédito no histórico do evento”, destaca a analista do Sebrae Minas, Fabiana Queiroz.
O empresário Marco Aurélio Chaves, sócio de uma startup do setor agrotech afirma que conseguiu estreitar o relacionamento com uma grande empresa âncora do setor de grãos que buscava há anos. “Meu objetivo no evento foi totalmente alcançado. Encontrei a pessoa certa, no local certo, para oferecer minha solução que é a terceirização de máquinas agrícolas. Nosso contato tem todas as possibilidades de colher excelentes negócios”, afirma. A participação de startups foi um dos diferenciais desta edição.
O empresário que atua no setor de logística, Francisco Rebello, participante do evento como empresa âncora, afirmou que foi uma oportunidade de otimizar a operação. “Nosso negócio consome vários produtos que a região pode oferecer, mas por uma questão de falta de relacionamento, contratávamos de outros estados e, consequentemente, quase sempre a um custo maior”, explica.

Rodada de Negócios Brasil Trade
Outra novidade neste ano foi a Rodada Brasil Trade, organizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), em parceria com o Sebrae Minas. Foram gerados US$ 12 milhões em expectativa de negócios entre cinco traders e 40 empresas da região do Triângulo Mineiro e proximidades que pretendem iniciar as exportações ou buscam conquistar novos mercados internacionais.

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