- Enviar mensagens de
boas-vindas sem relevância: a mensagem de e-mail mais lida pelos contatos de uma base é
a primeira que eles recebem, ou seja, aquela recebida imediatamente após o
cadastro no site. Estes primeiros e-mails, normalmente, trazem informações
vagas sobre o conteúdo que será enviado posteriormente. Então, por que não
aproveitar esta alta taxa de visualizações para já começar uma ação de
relacionamento e fidelização?
- Não trabalhar com
mensagens personalizadas: mensagens massificadas e para um público generalizado pode
afastar o cliente. Hoje em dia, as pessoas querem saber que são importantes
para determinada marca ou empresa e não apenas mais um número no
cadastro. Também vale, além de chamar o cliente pelo nome, ir mais a fundo
na personalização da mensagem, utilizando dados demográficos, conteúdos
diferentes para diferentes perfis, etc.
- Não fazer uma
segmentação eficiente: Não armazenar dados a respeito do cliente pode ser uma falha
importante. Uma segmentação deficiente faz com que uma mensagem que seria ideal
para um público seja direcionada para outro. Não segmentar, inclusive, faz com
que muitos recebam uma informação que será útil para poucos. É importante
entender que armazenar diferentes tipos de dados dos contatos permitirá
elaborar estratégias direcionadas para diferentes públicos.
- Não otimizar o uso de
imagens: muitas mensagens de e-mail marketing trazem informações
importantes na forma de imagens. O grande problema é o tratamento dado a cada
uma das imagens utilizada no template. É imprescindível usar as alt tags. Isso,
porque na grande maioria dos clientes de e-mail, a exibição de imagens é
bloqueada por padrão, para proteger o usuário de possíveis conteúdos ofensivos.
Quando o usuário abre uma mensagem com imagens bloqueadas, ele verá um grande
nada se elas não tiverem textos alternativos definidos em suas alt tags.
- Usar sempre o mesmo
formato e posicionamento para anúncios: testes de usabilidade apontam que, após
acessar continuamente algumas páginas, os usuários passam a ignorar todo e
qualquer conteúdo que um banner possa oferecer, seja ele interativo ou
estático. Uma saída é rotacionar a posição dos banners periodicamente, para não
condicionar o leitor a identificar sempre determinada área como “a área de
publicidade” e ignorá-la.
- Decidir a frequência de
envio aleatoriamente: para decidir a melhor data e horário para um envio de um e-mail
marketing, é preciso conhecer o público-alvo e realizar testes. Para isso, vale
analisar quais foram os dias e horários de
picos de acesso aos e-mails. Para determinar a frequência, é válido estudar a
rotina de atualizações do seu site com novos conteúdos, produtos, lançamentos
de ofertas etc e/ou faça o mesmo teste indicado para o período. O importante é
saber dosar a informação.
- Não mensurar os
resultados de cada ação: sem medir os resultados não é possível saber sequer se o
reconhecimento de marca foi positivo ou negativo. Mensurar os resultados
significa ter bagagem para planejar as próximas ações.
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