Erros comuns que podem afastar os e-consumidores do e-commerce



- Não ter permissão dos contatos para enviar mensagens: um princípio fundamental do e-mail marketing é trabalhar apenas com contatos que tenham optado por receber as comunicações da empresa ou marca;

- Enviar mensagens de boas-vindas sem relevância: a mensagem de e-mail mais lida pelos contatos de uma base é a primeira que eles recebem, ou seja, aquela recebida imediatamente após o cadastro no site. Estes primeiros e-mails, normalmente, trazem informações vagas sobre o conteúdo que será enviado posteriormente. Então, por que não aproveitar esta alta taxa de visualizações para já começar uma ação de relacionamento e fidelização?

- Não trabalhar com mensagens personalizadas: mensagens massificadas e para um público generalizado pode afastar o cliente. Hoje em dia, as pessoas querem saber que são importantes para determinada marca ou empresa e não apenas mais um número no cadastro. Também vale, além de chamar o cliente pelo nome, ir mais a fundo na personalização da mensagem, utilizando dados demográficos, conteúdos diferentes para diferentes perfis, etc.

- Não fazer uma segmentação eficiente: Não armazenar dados a respeito do cliente pode ser uma falha importante. Uma segmentação deficiente faz com que uma mensagem que seria ideal para um público seja direcionada para outro. Não segmentar, inclusive, faz com que muitos recebam uma informação que será útil para poucos. É importante entender que armazenar diferentes tipos de dados dos contatos permitirá elaborar estratégias direcionadas para diferentes públicos.

- Não otimizar o uso de imagens: muitas mensagens de e-mail marketing trazem informações importantes na forma de imagens. O grande problema é o tratamento dado a cada uma das imagens utilizada no template. É imprescindível usar as alt tags. Isso, porque na grande maioria dos clientes de e-mail, a exibição de imagens é bloqueada por padrão, para proteger o usuário de possíveis conteúdos ofensivos. Quando o usuário abre uma mensagem com imagens bloqueadas, ele verá um grande nada se elas não tiverem textos alternativos definidos em suas alt tags.

- Usar sempre o mesmo formato e posicionamento para anúncios: testes de usabilidade apontam que, após acessar continuamente algumas páginas, os usuários passam a ignorar todo e qualquer conteúdo que um banner possa oferecer, seja ele interativo ou estático. Uma saída é rotacionar a posição dos banners periodicamente, para não condicionar o leitor a identificar sempre determinada área como “a área de publicidade” e ignorá-la. 

- Decidir a frequência de envio aleatoriamente: para decidir a melhor data e horário para um envio de um e-mail marketing, é preciso conhecer o público-alvo e realizar testes. Para isso, vale
analisar quais foram os dias e horários de picos de acesso aos e-mails. Para determinar a frequência, é válido estudar a rotina de atualizações do seu site com novos conteúdos, produtos, lançamentos de ofertas etc e/ou faça o mesmo teste indicado para o período. O importante é saber dosar a informação.

- Não mensurar os resultados de cada ação: sem medir os resultados não é possível saber sequer se o reconhecimento de marca foi positivo ou negativo. Mensurar os resultados significa ter bagagem para planejar as próximas ações.

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