Escola Livre de Teatro do Grupontapé apresentará a última edição deste ano de “Um banquete para todos”

Exercícios cênicos dos alunos estudantes do segundo semestre serão compartilhados com o público, entre os dias 02 e 10 de dezembro. A entrada é gratuita. 
Alunos da Escola Livre em uma das edições de "Um Banquete para Todos" 
Chegou a hora de os alunos da Escola Livre de Teatro do Grupontapé, de Uberlândia-MG,compartilharem com o público o que aprenderam ao longo do último semestre de estudos. Entre os dias 02 e 10 de dezembro, crianças, adolescentes e adultos apresentarão exercícios cênicos na última edição do ano do projeto “Um banquete para todos”, que tem o apoio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.  O evento será realizado na própria Escola localizada na Rua Tupaciguara, 471, no Bairro Aparecida em Uberlândia, conforme programação anexa.  A entrada é gratuita.
            De acordo com a coordenadora pedagógica da Escola Livre, Juliana Nazar, os exercícios, que serão apresentados, partiram de três pontos de estímulo: criatividade, autonomia e aprofundamento. “O tema do módulo I desse semestre foi ‘Saudade’.  No Módulo II, em seu exercício de aprendizado e autonomia, os alunos escolheram o tema de sua apresentação. Os adolescentes foram estimulados a criarem a partir dos seus desejos, anseios, incômodos e colocarem em cena aquilo que querem dizer sobre a relação opressor/oprimido, respeito e preconceito; os alunos da nossa parceria com o colégio Gabarito falarão sobre inquisição; os adultos foram instigados pelas relações líquidas, as relações humanas num mundo contemporâneo abafado pela tecnologia.  Por fim, teremos nossas turmas de Módulo IV, formada por crianças, adolescentes e adultos, que na busca de um aprofundamento na linguagem teatral, trazem os exercícios: ‘Papai está na Atlântida’, ‘Eu mudo... eu-mundos’ e ‘Uma peça por outra’ inspirados em textos dramáticos já existentes”, informa.
            “Um banquete para todos” é um projeto da Escola Livre com o apoio de Lei Estadual de Incentivo à Cultura e tem como objetivo dar a oportunidade aos alunos de terem experiência com o público, além de compartilhar teatro com comunidade.

As apresentações estão abertas ao público, que contará também com a presença de pais, familiares, amigos dos alunos. Logo após as performances, haverá um bate-papo como exercício de reflexão e aproximação.

Programação
Dias 02 e 03/12 (Sábado e Domingo)
Horário: 19h30
“Saudade existe para quem?” – Módulo I – Adolescentes
“Bela Cidade” – Módulo II – Adolescentes
“Inquisição” – Modulo II – Adolescentes do Colégio Gabarito

Dias 05 e 06/12 (Terça e Quarta-feira)
Horário: 20 horas
“Papai está na Atlântida” – Módulo IV – Adultos

Dias 07 e 08/12 (Quinta e Sexta-feira)
Horário: 19h30
“Eu mudo...eu-mundos” – Módulo IV – Crianças
“Uma peça por outra” – Módulo IV – Adolescentes

Dias 09 e 10/12 (Sábado e Domingo)
Horários: 18 horas e 19h30
“Das diversas saudades...” – Módulo I – Crianças
“Líquidos” – Módulo II – Adultos

Sinopses
‘‘Saudade existe para quem?’’ - Módulo I - Adolescentes
Professor (a) / Diretor (a): Roberta Liz
Monitor: Breno Victor Santana
Alunos / Atores: Carlos Eduardo Ferreira de Andrade, Felipe Nakano Silva, Gustavo Martins Freitas, Lara Cristina Loureiro Gléria, Laura Alves Pereira, Lucas Cardoso Padovani, Maria Eduarda Martins Freitas e Matheus Cruvinel Procópio.
Sinopse: A partir do tema “Saudade”, a turma de módulo I de adolescentes desenvolveu cenas decorrentes de rodas de conversas, imagens corporais, jogos teatrais e improvisações. Nessas cenas rememoram-se momentos passados e com pessoas das quais alguém sente saudade. A partir de dados biográficos e fictícios contamos as saudades nossas e quem sabe as suas também.

‘‘Bela cidade’’ - Módulo II - Adolescentes
Professor (a) / Diretor (a): Bia Pantaleão
Texto / Dramaturgia: Criação coletiva do próprio grupo
Alunos / Atores: Geovanna Cardoso Fortunato, Jéssica Beatriz Calmim Gomes, Lorena Nunes Paula, Mariana Mattos Ribeiro e Yara Crozeiros dos Santos.
Sinopse: Bem-vindos à Bela cidade, sentem-se em um lugar confortável e com boa visão. Aqui tudo é lindo, limpo e respeitoso. Vivemos de acordo com os bons costumes e a moral. Seguimos felizes o nosso caminho com empatia e sabedoria. Bela cidade, um bom lugar para se viver.

‘‘Inquisição’’ - Módulo II - Adolescentes do Colégio Gabarito
Professor (a) / Diretor (a):  Bia Pantaleão
Texto / Dramaturgia: Criação coletiva do próprio grupo
Alunos / Atores: Ana Luiza, Anna Luisa Magalhães, J.P. Almeier, Lucas Vancin e Pedro S. Nogueira.
Sinopse: Bruxas estão sendo ameaçadas por um juiz sangrento que quer acabar com o reinado das mulheres e da linhagem bruxa, será que ele irá conseguir? Ou ainda resta alguma luz para o bem reinar?

‘‘Papai está na Atlântida’’ - Módulo IV - Adultos
Professor (a) / Diretor (a): Cássio Machado
Texto / Dramaturgia: Javier Malpica
Alunos / Atores: Enderson Silva, Núbia Stefany, Renan Domingues e Thaís Gontijo.
Sinopse: O diálogo lúdico entre dois irmãos, de 8 e 11 anos, retrata uma situação social típica de alguns estados mexicanos: a imigração para os Estados Unidos

‘‘Eu mudo...eu-mundos’’- Módulo IV - Crianças
Professor (a) / Diretor (a): Roberta Liz
Texto / Dramaturgia: Criação coletiva do próprio grupo
Alunos / Atores: Letícia Battalione Franco, Marcos Paulo Gomes Pires, Márcio Netto Vitaliano Guimarães, Maria Clara Rocha e Silva e Melissa Pereira Galhardo.
Sinopse: Entediado com sua nova casa, um garoto encontra uma chave e uma pequena porta em seu quarto que o levam para outros mundos. Após passar por alguns apuros o garoto encontra um aliado que o ajudará a voltar para sua casa.

‘‘Uma peça por outra’’ - Módulo IV - Adolescentes
Professor (a) / Diretor (a): Roberta Liz
Texto / Dramaturgia: Jean Tardieu
Alunos / Atores: Amanda Dias, Ana Laura Costa, Breno Victor Santana, Nathalya Alvim e Ryan Carlos Cabral de Sousa.
Sinopse: A peça apresenta um pot-pourri de três esquetes curtas de Jean Tardieu que satirizam as convenções teatrais. Em Osvaldo e Zenaide há um exagero nos apartes por parte de um casal apaixonado que não consegue revelar um fato novo na relação. Em Só Eles o Sabem, veremos uma crítica ao subentendido com um uso excessivo da comunicação entrelinhas. Por fim, em Havia uma multidão no solar, um suspense que abusa dos monólogos e dos clichês.

‘‘Das diversas saudades...'' - Módulo I - Crianças
Professor (a) / Diretor (a): Roberta Liz
Alunos / Atores: João Vitor Macedo Cardoso, Luisa Alves Soares, Maria Clara Martins Pereira, Mariana dos Santos Ramos e Pedro Nobre Bernardes.
Sinopse: A partir do tema “Saudade”, a turma de módulo I de crianças desenvolveu cenas decorrentes de rodas de conversas e improvisações. Essas cenas estão organizadas de forma a despertar também em nós ressonâncias para uma questão “quais são as nossas saudades?”.

“Líquidos” - Módulo II - Adultos
Professor (a) / Diretor (a): Bia Pantaleão
Texto / Dramaturgia: Livre inspiração no texto Amor líquido:  de Zygmunt Bauman
Alunos / Atores: Érica Santos, Luciene Charliane Alcides Pereira, Marcela Fonseca Reis, Marcus Vinicius da Rocha, Maurício Campos, Ricardo Almeida Garcia e Victor Eduardo Silva.
Sinopse: Aqueles que caminham por aí, esbarram-se e não se olham, não se encontram, não se interagem. Já não é mais tudo questão de carne osso, suor e olhar. O que eu vejo entre as telas de 40, 20, 15, 10, 5 polegadas?

Ficha Artística e Técnica
DIREÇÃO GERAL: Katia Bizinotto, Katia Lou e Rubem dos Reis
NÚCLEO ARTÍSTICO-PEDAGÓGICO E TÉCNICO:
Coordenação da Escola Livre do Grupontapé: Katia Lou
Coordenação Pedagógica: Juliana Nazar
Coordenação do Teatro da Escola Livre: Imanol Tolaretxipi
Direção Núcleo de Pesquisa da Escola Livre: Cássio Machado
Artistas Docentes: Bia Pantaleão, Cássio Machado e Roberta Liz
Monitor: Breno Victor Santana
Auxiliar Técnico: Renan D’Oliveira

PRODUÇÃO:
Coordenação de Produção: Rubem dos Reis
Produção Geral: Balaio do Cerrado Produtora
Produção Executiva: Marisa Cunha
Mídias: Renan D’Oliveira
Camareira: Maria Rosa

ADMINISTRATIVO-FINANCEIRO:
Coordenação Geral do Projeto: Katia Bizinotto
Coordenação de Execução Orçamentária: Aline França
Produção e Logística: Eder Florêncio
Moto Boy: Eliene Ricardo

SERVIÇO
O quê: “Um banquete para todos”
Quando: 02 a 10 de dezembro de 2017
Onde: Escola Livre do Grupontapé - R. Tupaciguara, 471, Bairro Aparecida, Uberlândia-MG.
Ingressos: Gratuitos, mas devem ser retirados na bilheteria do teatro.


Comentários