Moda sustentável: mais que uma tendência, um novo comportamento



 Em tempos de crise ou não, sempre é moda ser sustentável e muitas pessoas têm dado importância a esse assunto. Um estudo internacional encomendado pela Unilever, realizado em 2017, que revela que 85% dos consumidores brasileiros preferem marcas que impactem positivamente a sociedade ou o meio ambiente. Nesse contexto, a moda sustentável, se caracteriza pelo equilíbrio entre natureza, economia e o modo de consumir de uma sociedade que se preocupa com o planeta.
A consultora de imagem, Carina Alencar, explica que o consumo de moda consciente pode ser aplicado de diversos modos. “Às vezes a pessoa tem uma infinidade de peças e diz que precisa adquirir novas. Mas, na verdade, precisamos de um novo olhar. Criar produções diferentes com as próprias roupas, dando cara nova para o look, é uma das formas de aproveitar o que se tem no guarda roupa. Outra forma criativa e sustentável é a customização das peças, dessa forma estaremos evitando o desperdício e colaborando com o meio ambiente”, afirma.
Uma das funções de uma consultora de imagem é ajudar os seus clientes a montarem looks com roupas que já têm para as ocasiões cotidianas. “Já deixo tudo harmonizado no closet, inclusive com os acessórios. É só pegar e vestir. É rápido e prático”, enfatiza.       
Nesse contexto do reaproveitamento, a cultura dos brechós está ganhando mercado. Ao invés de adquirir uma peça nova, para inovar o guarda-roupa, muitas pessoas compram peças em bom estado de conservação e bem mais em conta em bazares. Além de ser mais barato, é uma forma de reutilizar a vestimenta, pois enquanto para uns é item usado, para outros se torna novo. Outra opção que contribui para um mundo melhor quando o assunto é ser sustentável, é doar, trocar peças de roupas com amigos ou até vendê-las em um brechó.
E o que fazer com aquelas peças que saem por algum tempo de moda? “Quem nunca viu calça boca de sino, jardineira, saia e shorts com cintura alta, pochetes, sapato de verniz, suspensório, um vestido de veludo sair de moda e depois voltar? Então, guarde. A moda que hoje pode não ser usual, amanhã pode retornar com tudo”, orienta Carina Alencar.

Comentários