A possibilidade de economia sem riscos,
proporcionado pelos medicamentos genéricos está fazendo com que grande parcela
da população já considere essa opção na hora da compra. Os dados são resultados
da pesquisa Análise do perfil de compra dos consumidores de
medicamentos, realizada pelo Instituto Febrafar de Pesquisa e Educação
Continuada (IFEPEC).
Segundo a pesquisa o número de brasileiros que
consideram essa opção na hora da compra é bastante expressivo, sendo que 37%
dos consumidores apontara que adquiriram medicamentos dessa modalidade, outros
32% compraram os de marcas e 31% compraram uma mescla dos dois tipos.
“Os genéricos já venceram uma desconfiança inicial
e natural que enfrentaram no mercado e hoje já fazem parte das opções de
escolhas dos consumidores, eles possuem um grande potencial competitivo por
causa da economia que ele proporciona, sendo que os preços são fundamentais na
escolha”, analisa Edison Tamascia, presidente da Febrafar, que encomendou a
pesquisa.
Ele se refere ao fato de que a pesquisa também
aponta a prioridade que o consumidor está dando ao preço em relação à marca na
hora de adquirir medicamentos. Segundo a pesquisa, 45% dos consumidores,
acabaram comprando produtos diferentes do objetivo inicial e a quase totalidade
desses clientes buscavam economia.
“É importante reforçar, porém, que o cliente não
está indo contra a indicação médica, mas sim buscando uma alternativa real,
sendo que o genérico possui a mesma substância ativa, forma farmacêutica e
dosagem que o medicamento original”, complementa Tamascia.
A pesquisa teve como objetivo apurar as
características de compras de medicamento dos brasileiros, bem como o tipo de
medicamento adquirido, o índice de troca de medicamento e os motivos que
levaram a essa troca.
Segundo
a pesquisa, dos entrevistados que foram às farmácias 72% adquiriram os
medicamentos, contudo, apenas 24% compraram exatamente o que foram comprar, 31%
modificou parte da compra e 45% trocaram os medicamentos por vontade própria ou
por indicação dos farmacêuticos.
“Esse fato demonstra a existência de uma
característica muito comum nos brasileiros que é não ser fiel ao produto que
foi procurar em uma farmácia, ouvindo a indicação dos farmacêuticos. O
principal fator de troca é o preço, demonstrando que o brasileiro se encontra
mais preocupado com o bolso”, explica o presidente da Febrafar. Tal afirmação
se baseia no fato de que a pesquisa constatou que 97% dos entrevistados que
trocaram de medicamentos compraram uma opção de menor preço.
A
pesquisa foi realizada com quatro mil consumidores de todos o Brasil que quando
esses saíam das farmácias em que estiveram para efetuar a compra.
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