Ao transmitir uma mensagem verbal, não são somente as
palavras que comunicam, mas também o tom de voz e, de forma bastante
significativa, o conjunto de informações não verbais. Expressões, gestos,
postura do corpo e microexpressões que duram segundos podem significar muito
além do que se imagina na comunicação. No caso de uma conversa por telefone, as
palavras representam 18% da comunicação. Já a maneira como elas são ditas
representa 82%.
Há algumas técnicas simples que podem ser utilizadas
para melhorar a comunicação. O Dr. Fábio Gabas, autor do livro Despertando
Vidas, dá algumas dicas:
Frases
afirmativas
As pessoas tendem a iniciar frases de ordem ou
comentários com negativas: "não faça isso", "não se esqueça
daquilo", etc. Porém, o cérebro tem uma dificuldade natural para registrar
a palavra "não". Por exemplo, basta alguém dizer "não pense na
cor vermelha" que o que vem imediatamente à mente é a cor vermelha.
Para evitar esse efeito reverso, o correto é dizer
"pense na cor verde", "pense na cor azul". E o mesmo vale
para ordens ou comentários. Em vez de "não chegue atrasado", que tal
usar "chegue no horário"? Ou trocar "não grite" por
"fale baixo"? Basta trocar frases negativas por positivas.
O uso do "mas"
Outro recurso que melhora a comunicação é trocar o
"mas" por "e". Parece simplista, porém tem fundamento. Ao
utilizar a palavra "mas", na maioria das vezes, se anula aquilo que
se disse anteriormente.
Por exemplo, se alguém diz "a nova funcionária é
excelente, mas...", qualquer coisa que for dita em seguida anulará o
elogio. Para evitar isso, basta trocar o "mas" por algo como o
"e" para o efeito ser completamente diferente, como em "Você
fica muito bem com este vestido e, se melhorar a postura, vai ficar ainda mais
elegante".
Transformar objeções em perguntas
Outra técnica que funciona bem, inclusive utilizada
por vendedores, é transformar objeções em perguntas. Ao
solicitar algo e receber uma objeção qualquer, é preciso dizer que compreende a
situação e, em seguida, fazer uma pergunta.
Exemplo:
– Não
quero viajar no Carnaval.
– Entendo a sua posição, e isso me traz uma pergunta.
O que você realmente quer saber é se essa praia de que falei é daquelas lotadas
e caras? Não, meu bem. Escolhi exatamente o tipo de lugar que você gosta: mais
simples e vazio para podermos descansar.
Ficha Técnica
Butterfly
Editora
Autor: Dr. Fábio Gabas
ISBN: 978-85-68674-03-1
Páginas: 216
Formato: 16x23
Preço: R$ 29,90
Autor: Dr. Fábio Gabas
ISBN: 978-85-68674-03-1
Páginas: 216
Formato: 16x23
Preço: R$ 29,90
Sobre o autor: Fábio Gabas, graduado em Medicina pela Faculdade de
Medicina de Catanduva (SP) em 1998, é médico clínico com especialização em
medicina preventiva e integrativa, com prática ortomolecular. Faz parte do
corpo clínico da Clínica Healthy, em São Paulo , e da Clínica Dr. Gabas, em Catanduva.
É membro da A4M (American Academy of Anti-Aging Medicine), sócio-diretor da
empresa HeartMetrix e idealizador do Programa Despertando Vidas, com atuação em todo Brasil. Fábio
Gabas é parceiro do Instituto HeartMath, de Bolder Creek, na Califórnia
(Estados Unidos), pioneiro nos estudos de coerência cardíaca. Além de
palestrante e autor, Fábio Gabas é responsável pelas revisões técnicas dos
livros A Biologia da Crença e Evolução Espontânea, de Bruce
Lipton, PhD.
Fonte: Lilian Comunica Assessoria de
Imprensa e Editorial
Comentários
Postar um comentário