Conhecer para transformar

Unimed Uberlândia se aproxima da comunidade para promover saúde, prevenir doenças e estimular o autocuidado 

Uma série de atividades foi programada para este ano pela Unimed Uberlândia como parte da campanha “Conhecer para transformar”, que tem intuito de aproximar a cooperativa da comunidade uberlandense com ações de promoção da saúde, vigilância e prevenção das principais doenças que acometem a população. Os trabalhos envolverão profissionais das Unidades de Saúde da Unimed: CIAS – Centro Integrado de Atenção à Saúde, SESMT, Qualidade de Vida e Saúde e Clínica de Fisioterapia.

O tema definido para a primeira ação, que acontecerá entre os dias 1º e 4 de fevereiro, será “Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs)”. A ideia é aproveitar o período pré-carnaval para alertar a população, por meio da disseminação de informações, sobre a importância do autocuidado, riscos e formas de transmissão das DSTs.

Para isso, será apresentada uma palestra com o médico Dr. José Eduardo Ortiz, na próxima segunda-feira, dia 1º de fevereiro, às 8h00, no Praia Clube, para cerca de 200 funcionários do clube social. Como apoio ao conteúdo abordado no período, serão usados materiais impressos, publicações em portal de internet e redes sociais, além de mensagens eletrônicas que atingirão mais de 70 mil pessoas.

Para atingir um número maior de pessoas e interagir com a comunidade, a campanha terá ainda, nos dias 3, 4 e 5, das 7h30 às 8h30 e das 17h00 às 18h00, blitz educativas em frente ao CIAS, na Av. João Pinheiro, nº 60, com distribuição de kits com cartilhas e preservativos.

As datas para o desenvolvimento das ações ao longo no ano foram escolhidas com base no Calendário da Saúde 2016 e em datas comemorativas. O objetivo é provocar mudanças de atitude na população, seja ela cliente do plano ou não.

Com essas iniciativas, a Unimed Uberlândia pretende alcançar um novo modelo de abordagem à saúde que envolva o acolhimento e acompanhamento da assistência multidisciplinar, levando em consideração as necessidades individualizadas do paciente. O desafio é superar o modelo hegemonicamente centrado na doença e baseado na demanda espontânea, em busca de um modelo de atenção no qual haja incorporação progressiva de ações de promoção de saúde e prevenção de riscos.

Campanha terá ações mensais até o fim de 2016
Para os próximos meses a Unimed Uberlândia já programou atividades de acordo com datas comemorativas do calendário, tendo como foco a promoção da saúde. Ainda em fevereiro, ocorrerão ações para promover a alimentação saudável e a saúde mental com desenvolvimento de palestras publicações e eventos.
As demais atividades da agenda transcorrerão da seguinte forma:

Março
Em março, quando é celebrado o Dia Internacional da Mulher, acontecerão eventos voltados para atividade física e postura. Serão realizados eventos externos com participação de fisioterapeutas apresentando opções de exercícios simples, divulgação de dicas de posturas para colaboradores por meio de cartazes e mensagens por e-mail.

Abril
Já em abril, acontece o Dia da Voz e também o Dia Mundial da Saúde. Neste período atuarão fonoaudiólogos da cooperativa, com a Campanha da Voz, ensinando exercícios para a voz em escolas e para secretárias de médicos cooperados.

Maio, Junho e Julho
Nestes meses acontecerão eventos voltados para os clientes com condições crônicas, serão realizadas iniciativas para portadores de condições, como Obesidade, Diabetes, Hipertensão e renais crônicos.

Agosto
Agosto é mês dos pais e ainda acontecem a Semana da Pessoa com Deficiência e a Semana Mundial da Amamentação. Nesta época haverá eventos para mães clientes e programação para orientar sobre cuidados na gestação com o curso Unibaby. Serão promovidas ainda orientações sobre prevenção de deficiências físicas,  riscos do trânsito, quedas, além de evento na APAE sobre acessibilidade e casos de superação.

Setembro
O “Setembro Lilás” terá ações específicas para o público da terceira idade abordando risco de quedas, atividades físicas para a terceira idade e publicação de dicas em rede social sobre tratamento ao paciente com Alzheimer. O público em geral terá também evento aberto com dicas para prevenção de quedas, saúde mental, entre outros. O evento Cine Café será realizado para colaboradores com exibição de filme que remeta a cuidados ao idoso, além de ações educativas em casas de repouso para idosos.

Outubro
Este é o mês de cuidados gerais com a mulher. No “Outubro Rosa” haverá ações específicas para orientações sobre o câncer de mama, orientações obre o auto exame, estimulo na realização da Mamografia e atendimento individualizado a pacientes oncológicos.  Ainda neste mês se comemora o Dia do Idoso, o Dia do Médico, o Dia Nacional da Saúde Mental e o Dia Nacional da Prevenção da Obesidade que serão tratados em campanhas de comunicação via portal e rede sociais.

Novembro
“Novembro Azul” será a ação mais importante do ano voltada para o público masculino. A data marca a prevenção do câncer de próstata. Os colaboradores terão um Cine Café com exibição de filme que remeta aos cuidados com homem. Informações também serão disseminadas por internet.

Dezembro
Chega o fim do ano. Hora de formar expectativas para 2017 e trabalhar informações sobre o consumo de drogas – cuidados, orientações, observações familiares de mudanças no comportamento de jovens com relação às drogas lícitas e ilícitas. A cooperativa desenvolverá cartilha com linguagem jovem com orientações e cuidados com as drogas e promoverá palestra com especialista de drogas para colaboradores para explicar as consequências sociais e pessoais.


Fonte: Gustavo Lazzarini

Comentários