Unimed Uberlândia se aproxima
da comunidade para promover saúde, prevenir doenças e estimular o autocuidado
Uma série de atividades foi programada para este ano
pela Unimed Uberlândia como parte da campanha “Conhecer para transformar”, que
tem intuito de aproximar a cooperativa da comunidade uberlandense com ações de
promoção da saúde, vigilância e prevenção das principais doenças que acometem a
população. Os trabalhos envolverão profissionais das Unidades de Saúde da
Unimed: CIAS – Centro Integrado de Atenção à Saúde, SESMT, Qualidade de Vida e
Saúde e Clínica de Fisioterapia.
O tema definido para a primeira ação, que acontecerá
entre os dias 1º e 4 de fevereiro, será “Doenças Sexualmente Transmissíveis
(DSTs)”. A ideia é aproveitar o período pré-carnaval para alertar a população,
por meio da disseminação de informações, sobre a importância do autocuidado,
riscos e formas de transmissão das DSTs.
Para isso, será apresentada uma palestra com o médico
Dr. José Eduardo Ortiz, na próxima segunda-feira, dia 1º de fevereiro, às 8h00,
no Praia Clube, para cerca de 200 funcionários do clube social. Como apoio ao
conteúdo abordado no período, serão usados materiais impressos, publicações em
portal de internet e redes sociais, além de mensagens eletrônicas que atingirão
mais de 70 mil pessoas.
Para atingir um número maior de pessoas e interagir
com a comunidade, a campanha terá ainda, nos dias 3, 4 e 5, das 7h30 às 8h30 e
das 17h00 às 18h00, blitz educativas em frente ao CIAS, na Av. João Pinheiro,
nº 60, com distribuição de kits com cartilhas e preservativos.
As datas para o desenvolvimento das ações ao longo no
ano foram escolhidas com base no Calendário da Saúde 2016 e em datas
comemorativas. O objetivo é provocar mudanças de atitude na população, seja ela
cliente do plano ou não.
Com essas iniciativas, a Unimed Uberlândia pretende
alcançar um novo modelo de abordagem à saúde que envolva o acolhimento e
acompanhamento da assistência multidisciplinar, levando em consideração as
necessidades individualizadas do paciente. O desafio é superar o modelo
hegemonicamente centrado na doença e baseado na demanda espontânea, em busca de
um modelo de atenção no qual haja incorporação progressiva de ações de promoção
de saúde e prevenção de riscos.
Campanha terá ações mensais até o fim de 2016
Para os próximos meses a
Unimed Uberlândia já programou atividades de acordo com datas comemorativas do
calendário, tendo como foco a promoção da saúde. Ainda em fevereiro, ocorrerão
ações para promover a alimentação saudável e a saúde mental com desenvolvimento
de palestras publicações e eventos.
As demais atividades da
agenda transcorrerão da seguinte forma:
Março
Em março, quando é celebrado
o Dia Internacional da Mulher, acontecerão eventos voltados para atividade
física e postura. Serão realizados eventos externos com participação de
fisioterapeutas apresentando opções de exercícios simples, divulgação de dicas
de posturas para colaboradores por meio de cartazes e mensagens por e-mail.
Abril
Já em abril, acontece o Dia
da Voz e também o Dia Mundial da Saúde. Neste período atuarão fonoaudiólogos da
cooperativa, com a Campanha da Voz, ensinando exercícios para a voz em escolas
e para secretárias de médicos cooperados.
Maio, Junho e Julho
Nestes meses acontecerão
eventos voltados para os clientes com condições crônicas, serão realizadas
iniciativas para portadores de condições, como Obesidade, Diabetes, Hipertensão
e renais crônicos.
Agosto
Agosto é mês dos pais e ainda
acontecem a Semana da Pessoa com Deficiência e a Semana Mundial da Amamentação.
Nesta época haverá eventos para mães clientes e programação para orientar sobre
cuidados na gestação com o curso Unibaby. Serão promovidas ainda orientações
sobre prevenção de deficiências físicas, riscos do trânsito, quedas, além
de evento na APAE sobre acessibilidade e casos de superação.
Setembro
O “Setembro Lilás” terá ações
específicas para o público da terceira idade abordando risco de quedas,
atividades físicas para a terceira idade e publicação de dicas em rede social
sobre tratamento ao paciente com Alzheimer. O público em geral terá também
evento aberto com dicas para prevenção de quedas, saúde mental, entre outros. O
evento Cine Café será realizado para colaboradores com exibição de filme que
remeta a cuidados ao idoso, além de ações educativas em casas de repouso para
idosos.
Outubro
Este é o mês de cuidados
gerais com a mulher. No “Outubro Rosa” haverá ações específicas para
orientações sobre o câncer de mama, orientações obre o auto exame, estimulo na
realização da Mamografia e atendimento individualizado a pacientes oncológicos.
Ainda neste mês se comemora o Dia do Idoso, o Dia do Médico, o Dia
Nacional da Saúde Mental e o Dia Nacional da Prevenção da Obesidade que serão
tratados em campanhas de comunicação via portal e rede sociais.
Novembro
“Novembro Azul” será a ação
mais importante do ano voltada para o público masculino. A data marca a
prevenção do câncer de próstata. Os colaboradores terão um Cine Café com exibição de filme que remeta aos
cuidados com homem. Informações também serão disseminadas por internet.
Dezembro
Chega o fim do ano. Hora de
formar expectativas para 2017 e trabalhar informações sobre o consumo de drogas
– cuidados, orientações, observações familiares de mudanças no comportamento de
jovens com relação às drogas lícitas e ilícitas. A cooperativa desenvolverá
cartilha com linguagem jovem com orientações e cuidados com as drogas e
promoverá palestra com especialista de drogas para colaboradores para explicar
as consequências sociais e pessoais.
Fonte: Gustavo Lazzarini
Comentários
Postar um comentário