Bem-vindos: Um encontro para experimentar as artes do corpo

Evento gratuito sobre Eutonia acontece de 6 a 8 de novembro, com oficinas, momentos para prosas, lançamento de livros e mostra de trabalhos artísticos no Uai Q Dança e Palco de Arte 

Artistas, estudantes e professores de artes terão uma oportunidade exclusiva de participar de um evento gratuito que trata das ferramentas para a consciência do corpo e criação nos diversos campos das artes. Acontece em Uberlândia entre os dias 6 e 8 de novembro o ‘Bem-vindos: Um encontro para experimentar as artes do corpo’, que oferece diversas atividades gratuitas realizadas no Palco de Arte e na Uai Q Dança. Esse encontro tem como foco a experimentação do método de educação somática: Eutonia, que é uma prática corporal que consiste no uso da atenção às sensações, promovendo a ampliação da percepção e da consciência corporal. É um processo em que o praticante acessa a sabedoria que é própria do corpo, usando-a a seu favor.
 Nos três dias do evento serão realizadas oficinas de Eutonia com professores e eutonistas do Instituto Gerda Alexander de SP, haverá também um momento de prosa sobre o tema e lançamento de livro e, ainda, uma mostra de trabalhos artísticos concebidos através das ferramentas e conteúdo da Eutonia. De acordo com Fernanda Bevilaqua, que concebeu e propôs a curadoria desse encontro para experimentação eutônica das artes do corpo, o objetivo é dar visibilidade e trabalhar com seriedade e profundidade com a Eutonia. “Queremos oportunizar mais acesso a esse importante método de educação somática, criado pela alemã Gerda Alexander na década de 1940. Esta foi a missão, que abracei desde que conclui a formação no Instituto Gerda Alexander em 2013. Cheguei a sonhar acordada com esse encontro. Ao final de cada aula eu pensava: que maravilha se professores de arte da rede pública pudessem ter acesso, que seja por algumas horas, a essa prática corporal tão singular para a consciência da autonomia, despertar da criatividade e finalmente para o estímulo a um olhar mais aguçado para o próprio corpo e corpos dos indivíduos os quais atravessam os dias do professor. Agora o encontro se torna realidade e desejo que todos sejam muito bem-vindos, sintam-se acolhidos e deixem que as experiências no plural, mas singulares, possam nos possibilitar um encontro conosco e entre nós”, afirma a curadora do evento.

ATIVIDADES DO ENCONTRO:
OFICINAS - 6 e 7 de novembro no Uai Q Dança
Oficina 1 - 6/11 de 14h às 16h: Relações entre o olhar e as mudanças de tônus na improvisação em dança
Oficina 2 - 7/11 de 9h às 11h: O verbo do Movimento.
Oficina 3 - 7/11 de 13h às 15h: Os estados expandidos de consciência: lugar do descanso regenerador e da alquimia da criatividade.
Oficina 4 - Dia 7/11 de 15h30 às 17h30: A pelve: berço da criação.
Oficina 5 - 8/11 de 9h às 11h: Meu corpo, minha oficina e lugar de criação.
Oficina 6 - 8/11 de 14h às 16h: A pele - tambor da vida, a bateria do ser.
Oficina 7 - Dia 8/11 de 16h30 às 18h30: Transporte e Contato - o corpo para a relação na arte.


Inscrições para oficinas:
Voltadas para artistas, estudantes e professores de artes, as oficinas acontecem dias 7 e 8 de novembro no Uai Q Dança. Interessados em participar devem enviar e-mail para: bemvindo.eutonia@gmail.com, até o dia 2 de novembro.
O e-mail deverá conter: Nome completo, endereço, telefone e data de nascimento; Oficinas que tem interesse em participar por ordem de prioridade (Ver relação das oficinas e número de cada uma) e escrever algumas linhas o motivo pelo qual se interessa por esse encontro e pelas oficinas;

Prosa sobre Eutonia e Lançamento do livro
No dia 6 de novembro, das 20h às 21h30, no Palco de Arte, acontece uma boa prosa sobre Eutonia e também o lançamento do livro “Eutonia: Experiência clínica e pedagógica”, organizado por Marcia Regina Bozon de Campos, pela Zagodoni Editora. A entrada é franca.

Mostras de trabalhos artísticos
Nas noites de 6 e 7 de novembro acontecem as mostras de trabalhos artísticos concebidos por meio de ferramentas e conteúdo da Eutonia, no Palco de Arte. Confira a programação:
6/11 às 18h:
- Conversas de Corpo: Com os artistas Clara Bevilaqua e Guilherme Calegari e acompanhamento de Fernanda Bevilaqua.
É uma experiência artística destinado especialmente para bebês e crianças, que pede emprestado esse título, do livro da artista mineira, Priscila Euller Freire de Carvalho.

7/11 às 20h30
- Duo: Esse trabalho foi criado através dos estímulos da pele, contornos, volumes e espaço interno para e com uma mãe e seu bebê no ventre, Iara Schmidt e seu filho, com acompanhamento de Fernanda Bevilaqua
- Estudo de movimento - DouLar: De onde nascem os laços do cuidado, os fios do contato entre os seres que gestam e aqueles que dão contorno ao florescer da vida? Essa pergunta, desvelada pelos princípios da Eutonia, permitem uma reflexão corporal consciente sobre meu atual trabalho de acompanhar nascimentos. Criação e concepção: Gigliola Mendes.

Ficha Técnica:
Este projeto foi contemplado pelo edital da Secretaria Municipal de Cultura de Uberlândia (2014) PMIC, através do Fundo Municipal e a proponente do Projeto é Patrícia Chavarelli, professora do curso de dança da Universidade Federal de Uberlândia, que convidou Fernanda Bevilaqua para conceber o projeto e propor toda a curadoria. As atividades desse encontro ocorrem sem nenhum custo por conta da contemplação deste projeto que recebe verbas dos impostos pagos pelos cidadãos. A coordenação administrativa é de Patrícia Borges e Fernanda Bevilaqua e a parte de designer gráfico com Clara Bevilaqua. 
Endereços dos locais dos eventos:
Oficinas: Uai Q Dança - Rua Felisberto Carrejo 386 - Bairro Fundinho. (34) 3236-5056

Mostras e lançamento do livro: Palco de Arte – Rua Coronel Manoel Alves, 22, Bairro Fundinho.

Comentários