Respiração correta contribui para sucesso em corrida de rua

A corrida é um dos esportes mais praticados mundialmente. Afinal, ele é prático, diminui os riscos de cardiopatias e pode ser praticado pelos mais jovens e mais idosos. O Circuito Caixa Track&Field Run Series Shopping Uberaba, neste domingo, terá largada às 8h no estacionamento Nelore.  Respirar corretamente contribui e muito para o sucesso na corrida, isso porque durante a corrida, o corpo tem que fornecer constantemente oxigênio aos músculos para que eles possam ter energia e providenciar a força necessária. E, para isso, os pulmões têm que trabalhar mais e de forma eficiente para absorver a maior quantidade possível de oxigênio, que supra não somente as necessidades fisiológicas do corpo, como a imposta pelo esforço da atividade.

O que significa respirar corretamente? Significa respirar da forma mais natural possível, seguindo as necessidades do corpo.   Teoricamente, a melhor forma de respirar é pelo nariz, pois o ar entra nos pulmões aquecido e filtrado. Porém, durante a corrida, dependendo do nível de condicionamento do praticante e da intensidade, muitas vezes é necessário usar a boca tanto na inspiração, para permitir uma maior entrada de oxigênio, como na expiração, para uma maior liberação de dióxido de carbono.  

Sendo assim, combine inspirações e expirações pelo nariz e pela boca de acordo com a necessidade do corpo.   Mas, existe uma técnica comprovada que pode melhorar a captação do ar e aumentar a oferta de oxigênio para os músculos e melhorar o desempenho. Tal técnica é a respiração abdominal focada no diafragma, ao invés do pulmão.   Outro aspecto a ser abordado é a importância de estabelecer um ritmo respiratório, a fim de obter e eliminar constantemente a quantidade ideal de ar.
 

Comentários