Dia mundial da saúde ocular: 60% dos cegos poderiam ter evitado problema


Acordar pela manhã e notar o brilho do sol, o sorriso no rosto de uma criança, ler um bom livro ou apreciar uma obra de arte. Esses são alguns exemplos de como boa parte das ações humanas no mundo acontecem por meio da visão. No entanto, é cada vez maior a incidência de casos relacionados a problemas na visão. No próximo dia 10 julho, será comemorado o Dia Mundial da Saúde Ocular. A data propõe uma série de reflexões sobre os cuidados com os olhos. 

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, existem no Brasil cerca de 4 milhões de deficientes visuais e aproximadamente 1.200.000 cegos. De acordo com levantamento recente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, o CBO, 700 mil pessoas que perderam a visão no Brasil poderiam ter problema evitado. 

“Essa discrepância de números se explica, principalmente, pela falta de costume do paciente em fazer um exame anual de rotina. Isso acaba atrasando o diagnóstico de doenças que causam cegueira, que poderiam ser evitadas”, explica o oftalmologista Cláudio Picosse, do Centro Completo de Oftalmologia, o HCO.

Alguns costumes diários podem ser ainda mais prejudiciais à saúde dos olhos. Com a chegada da internet e o amplo uso de smartphones, as pessoas estão cada vez mais conectadas e com isso também, os olhos ficam mais tempo concentrados nas telas sem um descanso necessário. No inverno, ficar em salas muito fechadas sem circulação de ar, ou ainda usar roupas que há muito tempo estão no fundo do guarda-roupa pode auxiliar na proliferação de microorganismos nocivos aos olhos.

“Hoje, os problemas mais comuns que observamos no consultório são as ametropias (miopia, astigmatismo, hipermetropia e presbiopia). Muitas têm caráter genético e outras podem ser adquiridas. É preciso tomar alguns cuidados com olhos. E se notar algo estranho não espere: procure logo um oftalmologista”, destaca Cláudio.

O Dia Mundial da Saúde Ocular não pode ser apenas uma data a ser lembrada, mas, uma data marcada por ações voltadas à prevenção de doenças graves relacionadas aos olhos.

Comentários