Hospitais: softwares atuam no controle de qualidade, no apoio ao diagnóstico e no tratamento de pacientes


Os diversos avanços tecnológicos na medicina contribuem a cada dia com o trabalho dos profissionais e melhora a saúde dos pacientes. Uma novidade inédita, na região do Triângulo Mineiro, que o Santa Genoveva Complexo Hospitalar adquiriu recentemente é o UpToDate, um software que auxilia na tomada de decisão do médico, o apoiando durante o tratamento.

O UpToDate é uma fonte de informação na área da saúde, baseada em evidências médicas revisadas, dedicada à síntese de conhecimentos para utilização de médicos e pacientes. Fornece informações aos clínicos de como tratar adequadamente cada diagnóstico. É abrangente e atualizado, mantendo os especialistas informados das mais recentes novidades clínicas. O software já é utilizado em mais de 29 mil instituições de saúde em todo o mundo e pode ser acessado on-line a partir de um computador ou dispositivo móvel.

“Buscamos sempre oferecer recursos que melhorem ainda mais a qualidade dos nossos serviços e o UpToDate vem com o objetivo de esclarecer dúvidas pontuais do cotidiano da prática clínica. Introduz para a instituição uma qualidade e suporte para os pacientes que atendemos. É um ótimo benefício para o médico ter uma informação de qualidade e credibilidade a disposição a beira do leito”,  afirma Ricardo Sá, administrador do Santa Genoveva.

Tecnologia e qualidade
A utilização de sistemas faz parte da rotina de trabalho na instituição. Há dois anos o Santa Genoveva passou a operar com o PEP 2.0, um programa desenvolvido especialmente para hospitais e clínicas, o qual utiliza um conjunto de documentos padronizados, destinados ao registro de todas as informações dos cuidados médicos e paramédicos prestados aos pacientes em meio eletrônico. “Hoje trabalhamos com um Sistema de Gestão Hospitalar que proporciona através de módulos integrados todo o controle do fluxo do paciente dentro da instituição, com o registro de sua evolução clinica, dos materiais hospitalares e medicamentos utilizados por ele, com vínculos a faturamento, gestão financeira e contábil. Além deste, contamos também com o Sistema de Folha de Pagamento, o qual proporciona uma melhor logística, controle da folha de pagamento dentro das normativas da CLT e o Sistema de Gestão de Pessoal, que faz o controle de exames, vacinas, currículos, política de cargos e salários e avaliações de desempenho dos colaboradores”, explica o gestor de TI, Sebastião José.

O gestor ainda ressalta que o conceito de informatização traz apenas benefícios. “Com a implantação de todos esses sistemas o Hospital ganhou em agilidade de processo, segurança e confiabilidade das informações”, finaliza Sebastião.

Novo meio de comunicação
O Hospital Orthomed Center em Uberlândia também faz uso da tecnologia em sua rotina de trabalho. Além de toda a informatização dos setores, utiliza como meio de comunicação e disseminação de informação para o corpo clínico o aplicativo Whatsapp. “A cada 15 dias os médicos da instituição recebem vídeo aulas por meio do aplicativo, com o intuito de conscientizar a equipe sobre a prevenção da infecção hospitalar e outros assuntos da área. “É um benefício a mais, já que a nossa agenda médica é muito cheia. Enviando pelo aplicativo o médico pode assistir à aula no horário que for mais adequado para ele”, conta o infectologista do responsável pela ação, Dr. Vinícius Paulino.
 

Comentários