Fraude de boleto multiplataforma atinge usuários no Brasil

País é o principal afetado pelos ataques, diz estudo da Trend Micro 

Um estudo realizado pela Trend Micro - empresa multinacional expert em segurança na internet, em junho do ano passado, revelou uma fraude baseada em malware que se infiltrou em um dos métodos de pagamento mais populares do Brasil: o boleto bancário. Aqueles e-mails que chegam como mensagens de spam com falsas ameaças de débitos, que deviam ser pagos ao governo, empresas, instituições e induz o usuário a baixar algum boleto, escondem os ataques de criminosos.

Essa fraude bastante lucrativa ainda está ativa e continua sendo uma maneira eficaz para os criminosos cibernéticos roubarem em operações bancárias online no Brasil.

A campanha de malware no boleto tem um potencial de perda de 3,75 bilhões de dólares. As recentes detecções encontradas pela Trend compreendiam extensões no Mozilla Firefox e no Google Chrome, habilmente instaladas nas máquinas de vítimas. Mensagens de spam com falsas ameaças de débitos que deviam ser pagos ao governo são usadas para fazer os usuários instalarem essas extensões.

Como ocorrem as infecções?

Para dar uma visão geral de como a infecção ocorre, aqui está um diagrama que mostra como o ataque se desenrola, começando com os usuários recebendo as mensagens de spam até o dinheiro terminando nas mãos de “laranjas”.

Comentários