Formados em cursos técnicos recebem melhores salários

Habilitação técnica remunera 24% mais que outras formações, segundo dados do Senai

O mercado de trabalho apresenta sempre necessidade de profissionais qualificados, no entanto encontra dificuldade em preencher determinadas vagas oferecidas. As empresas têm buscado qualificação técnica e especializada devido ao crescimento sustentável de determinados setores. A dificuldade está em preencher alguns cargos oferecidos pelas corporações, em função da falta de profissionais técnicos e especializados.
Segundo a agente de vendas do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Uberlândia, Dayana Kostiuc, para dar conta de tal demanda e acelerar o ingresso no mercado de trabalho, os cursos técnicos são indicativos de profissionalização com absorção muito mais rápida e remuneração mais alta. “O beneficio do curso técnico é a formação e entrada no mercado de trabalho, com qualificação e remuneração maior. Além desses fatores posteriormente ao ingressar no curso superior o aluno já tem conhecimento prático sobre o mercado de trabalho, se posicionando vantajosamente na frente de outros candidatos”, explica. 
Os cursos técnicos oferecidos pelo Senai Uberlândia oferecem aos alunos qualificações em edificações, química, segurança do trabalho e alimentos. E para o curso de aprendizagem industrial, oferecem aprendizagem em controle de qualidade industrial, manutenção civil, processamento de alimentos e processos administrativos. Os cursos são destinados a candidatos concluintes do ensino médio com objetivo de proporcionar habilitação técnica. Dayana ainda explica a importância dos estudantes investirem na qualificação. “Os cursos de aprendizagem industrial são voltados para jovens de 14 a 24 anos incompletos. Essa é uma oportunidade para que estes jovens já ingressem no mercado de trabalho em grandes empresas”, argumenta.

Segundo uma pesquisa do Senai, na indústria os técnicos ganham em média 24% a mais do que em outras áreas. E ainda há um que revela que esses trabalhadores recebem, em média, R$ 2.227,00 nos empregos formais no Brasil. O Senai é a principal instituição que oferece formação profissional para a indústria. Desde o início das suas atividades os alunos desenvolvem conhecimentos práticos alinhados com teóricos, habilitando para desenvolver vários trabalhos, assumindo responsabilidades e profissionalismo.

Inscrições
Estão abertas as inscrições para processo seletivo SENAI Uberlândia 2015 que acontecem entre os dias 1º e 30 de abril, através do site: www.senaimg.com.br. As provas serão realizadas no dia 30 de maio. Os cursos técnicos disponíveis são: edificações, química, segurança do trabalho e alimentos, destinados a candidatos matriculados ou concluintes do Ensino Médio e matriculados na Educação Jovens e Adultos – EJA . Os interessados podem contar com bolsas de desconto para participarem.
Ainda serão oferecidos cursos gratuitos de aprendizagem industrial em controle de qualidade industrial, manutenção civil, processamento de alimentos, processos administrativos. O curso é destinado a qualificar jovens e adolescentes entre 14 e 24 anos incompletos que estejam cursando a partir do 9º ano do Ensino Fundamental.
Informações: SENAI Uberlândia – Fábio de Araújo Motta na rua Ernesto Vicentini, 245 bairro Roosevelt – Uberlândia ou pelo telefone (34) 3228-5200.

Comentários