Destinação do Lixo terá Audiência Pública nesta quarta, dia 1º

Cadeira de orelhão

Até poucos anos atrás  os serviços de limpeza pública eram feitos com um único critério: eliminar com rapidez os vestígios do lixo, sem considerar os riscos de sobrecarregar os aterros e contaminar o meio ambiente com dejetos tóxicos.

Felizmente evoluímos da função de limpar para a de organizar os processos que destinem corretamente os resíduos sólidos e líquidos, sem poluir a terra, os rios, as ruas e os espaços públicos. Hoje Uberlândia tem coleta seletiva em 28 bairros, mas deveria ter em toda a cidade a fim de dar destinação correta para os resíduos secos (latas e garrafas pet), úmidos (orgânicos), lixo tóxico (como pilhas, baterias, lâmpadas incandescentes e agrotóxicos),  hospitalar (restos de cirurgia e materiais contaminados), óleo, graxa e combustíveis.

Para discutir essas políticas, será realizada na próxima quarta-feira, dia 1º de abril, a 1ª Audiência Pública municipal para tratar de coleta seletiva e destinação dos resíduos sólidos de Uberlândia.

É preciso encarar o assunto lixo com a importância que merece, pois os aterros estão lotados de entulhos e resíduos,  que deveriam ter sido encaminhados para reciclagem,  reuso ou outra destinação adequada.

Estarão presentes na audiência diversas associações locais de catadores, juntamente com indústrias que reciclam, reaproveitam,  reusam ou eliminam todo tipo de material - inclusive tóxicos, além empresas que buscam produzir lixo zero e instituições que apoiam a utilização correta.

Temas a serem debatidos: condições de trabalhos de catadores, manutenção das associações e formas de melhorar o fluxo de trabalho de todos os envolvidos no processo de coleta, destinação e eliminação de lixo.

Agenda: AUDIÊNCIA PÚBLICA DA COLETA SELETIVA
DIA: 1º de abril
Hora: 19h  às 20h30

Local: Câmara dos Vereadores – Plenário Homero Santos

Comentários