Pessoas com deficiência farão passeio cultural em alusão ao Dia Mundial da Doença Rara

 Cerca de 15 milhões de pessoas no Brasil possuem algum tipo de doença rara. No Uberlândia Shopping, a data não passará em branco. Neste sábado (28), o Dia Mundial da Doença Rara será comemorado com ações culturais dentro do Uberlândia Shopping. Cerca de 100 cadeirantes da Associação dos Paraplégicos de Uberlândia farão um passeio cultural pela exposição “África, Animais Selvagens” espalhada pelos corredores do shopping e terão uma experiência única ao observar 14 réplicas de animais, em tamanho real, robotizados e que se mexem e emitem sons. A exposição é gratuita.
 
Em seguida, assistirão ao filme “A Voz da Pedra” que foi exibido recentemente na rede Cinemark em todo o Brasil. Por meio de uma linguagem poética, o filme visa despertar para a sensibilidade, a identidade pessoal e traz uma meditação sobre a vida e os cinco sentidos humanos: “Uma pessoa com deficiência, não deve ser olhada com piedade ou preconceito, e sim como quem foi além de sua superação”, disse Karolina Cordeiro, mãe do Pedro Cordeiro que possui uma síndrome rara e é a grande inspiração do projeto.
 
Ainda com o objetivo de marcar a data e levar conhecimento sobre como tratar uma pessoa com deficiência, tendo como principio a inclusão e igualdade, a cartilha “Rota Acessível do Estacionamento ao Coração do Estabelecimento" será entregue aos clientes.
 
 
Pôr do sol Musical
 
Num ato simbólico e cheio de emoção, ao som do violinista Nicolau Sulzbeck, serão liberados cerca de 200 balões inflados com gás hélio personalizados pelo “Muda do Afeto”. O violinista tocará músicas clássicas brasileiras, enquanto Pedro Cordeiro, portador de uma síndrome raríssima, chamada AIicardi-Goutieres, lança os balões. 
 
“O projeto é uma forma de chamar atenção, alertar as pessoas quem são os que sofrem, como vivem e suas dificuldades. Muitas pessoas sofrem de doenças crônicas, degenerativas e precisam de qualidade de vida. O Uberlândia Shopping se preocupa constantemente em transformar o espaço num local democrático e confortável para visitação de todos os públicos, por esse motivo abraçamos essa causa tão nobre”, cita Antonio Eloy, o gerente de Marketing do shopping.
 
As atividades culturais e de conscientização acontecerão das 17h às 19h, dentro do Uberlândia Shopping. A iniciativa é do Uberlândia Shopping, da equipe do “Muda do Afeto”, da ONG Angel Hair e da Superintendência da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Urbana.
 
Muda do Afeto

O projeto Muda do Afeto, que inclui, além do filme, dois livros, CDs e uma cartilha de acessibilidade, desenvolvido pela escritora Fernanda de Oliveira, o maestro Giordano Pagotti e a especialista em projetos de acessibilidade, Karolina Cordeiro, tem ganhado proporção nacional, graças à divulgação nas redes sociais com a hasgtag #soupedroca. Karolina e Pedro Cordeiro têm se encontrado com artistas de renome nacional, tiram fotos com a cartilha “Rota Acessível do Estacionamento ao Coração do Estabelecimento" a fim de chamar atenção para a data.

Karolina conta ainda que por meio das redes sociais tem feito contato com vários artistas. “Eles estão gravando vídeos e tirando fotos com a hashtag #soupedroca e publicando nas redes sociais”.
 
O evento é aberto ao público.

Comentários