Prêmio Petrobras de Jornalismo tem últimos dias para inscrição

Jornalistas de todo o país ainda podem participar do Prêmio Petrobras de Jornalismo. A estatal que promove a segunda edição da premiação, relativa a 2014, ressalta que os interessados em ver seus trabalhos contemplados devem se inscrever até o dia 6 de fevereiro. Para fazer parte da disputa, basta registrar o trabalho no hotsite disponibilizado pela empresa organizadora.
Dividido em seis grandes editoriais e com troféus para matérias de nível regional e nacional em quatro delas, além do Grande Prêmio Petrobras de Jornalismo, os organizadores distribuirão cerca de R$ 489 mil. Ao todo, mais de 30 reportagens serão reverenciadas na premiação. Para serem concorrentes válidos, os trabalhos cadastrados devem ter sido veiculados, obrigatoriamente, de 10 maio de 2013 a 9 de abril de 2014. A premiação é aberta a reportagens de impresso, TV, rádio e web.
Sem divulgar a data exata, a equipe do Prêmio Petrobras de Jornalismo informa que os nomes de todos os vencedores da edição 2014, a segunda do evento, serão revelados durante cerimônia a ser realizada no Rio de Janeiro. A confraternização está programada para ocorrer ainda no primeiro semestre.

Descrição das categorias
Divisão em "Nacional" e "Regional"
-REPORTAGEM CULTURAL: Matérias que abordem manifestações culturais e artísticas do país, ou o incentivo em áreas como música, cinema, teatro, artes plásticas, dança e literatura, incluindo as promovidas a partir do apoio público e/ou empresarial, com o objetivo de promover a democratização e a disseminação da cultura brasileira.
-REPORTAGEM RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL: Matérias sobre ações sociais e de preservação ambiental, desenvolvidas em todo o Brasil, incluindo as promovidas a partir do apoio do setor público e/ou empresarial, como projetos direcionados à educação, à geração de renda, aos direitos humanos, ao reflorestamento, à preservação de ecossistemas e da biodiversidade brasileira.
-REPORTAGEM ESPORTIVA: Matérias que abordem o incentivo às atividades esportivas profissionais ou amadoras, individuais ou coletivas, incluindo as promovidas a partir do apoio público e/ou empresarial, como projetos de formação de novos atletas e de esporte educacional.
-REPORTAGEM PETRÓLEO, GÁS E ENERGIA: Matérias relacionadas aos processos de exploração, produção e distribuição de energia sob diversas formas, como combustíveis fósseis, eólica, biomassa, elétrica, nuclear e outras fontes alternativas e que destaquem a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico.

FOTOJORNALISMO: Coberturas fotográficas sobre qualquer um dos temas acima relacionados que, sozinhas ou como parte integrante das reportagens, foram capazes de transmitir o impacto de cenas do dia a dia ou de acontecimentos marcantes, cumprindo o papel disseminador da informação. Não serão aceitas fotografias que apresentem manipulação digital que altere seu conteúdo.
Categorias sem divisão
-INTERNACIONAL: Será concedido ao correspondente, de veículo internacional com sucursal no Brasil, que inscrever a melhor reportagem sobre Cultural, Responsabilidade Socioambiental, Esportiva ou Petróleo, Gás e Energia. (Jornais/Revistas /Emissoras de Rádio/Emissoras de Televisão ou Portais de Notícias na Internet).
-GRANDE PRÊMIO PETROBRAS DE JORNALISMO: O Grande Prêmio Petrobras de Jornalismo será concedido para a melhor reportagem inscrita.

Comentários