Uberlândia recebe mais um curso de postulantes à adoção

Começou ontem (29), com a realização da ONG Pontes de Amor em parceria com a Vara da Infância e da Juventude de Uberlândia e Escola Jurídica Edésio Fernandes, o curso de habilitação para postulantes à adoção de criança e adolescente. O evento é voltado para aqueles que pretendem adotar criança e adolescente, inscritos na Vara da Infância e da Juventude.

De acordo com Sara Vargas, presidente da Pontes de Amor, a preparação é exigência legal no processo jurídico de habilitação para adoção. “Desde o segundo semestre de 2012 o Tribunal de Justiça – Comarca de Uberlândia firmou este acordo com nossa instituição para ministrar o curso. Podem participar apenas os convocados pela Vara da Infância e da Juventude, sendo condição referente à inserção no Cadastro Nacional da Adoção”, conta.

O curso se resume em cinco encontros, sendo um por semana e para receber o certificado o postulante precisa ter uma participação mínima de 80% da carga horária total (15 horas). A turma atual conta com cerca de 60 pessoas.

Os encontros acontecem no Colégio Nacional (Av. Araguari, 150). “Nossa proposta é criar um ambiente interativo e reflexivo e não apenas expositivo, no qual o participante possa pensar sobre suas motivações, atitudes, formas de se relacionar e exercitar seus papéis, bem como expor seus verdadeiros anseios e dúvidas, de forma livre e segura”, explica a coordenadora da Psicologia da ONG Pontes de Amor, Anyellem Rosa.  A oportunidade é ainda, um espaço de troca de experiências das famílias que já vivem a perfilhação e uma oportunidade de aprendizado a respeito do processo jurídico na adoção.

Comentários