Congresso Internacional aprova trabalho de professores da Uniube



 A professora Helione Dias Duarte, mestre em Educação e coordenadora do Programa de Formação Continuada da EAD/Uniube, e o professor Luiz Fernando Ribeiro de Paiva, mestre em Ciência da Informação, membro da equipe do Setor de Produção de Materiais Didáticos - Uniube, tiveram trabalho científico aprovado para apresentação no 20° Congresso Internacional ABED de Educação a Distância (CIAED) intitulado “EAD e a Internacionalização da Aprendizagem no Brasil”, que se realizará em Curitiba no período de 6 a 9 de outubro deste ano. O trabalho recebeu o título de "Reflexões sobre tutoria e formação para atuação em EAD na Universidade de Uberaba (Uniube).

Constam da intensa programação várias palestras, entre elas a que destaca o tema "Tecnologia e Educação: Um caminho possível", que será proferida por Francisca Paris. Ela enfatizará que as novas tecnologias são ferramentas facilitadoras da construção de situações de aprendizagem, a qualquer tempo e em qualquer lugar. Isso é decisivo em um momento no qual os professores são convocados a educar um cidadão global, porém único, capaz de atuar em contextos plurais. Mobilidade, adaptação, colaboração e gamificação se apresentam como pilares metodológicos possíveis para efetivação dessa tarefa complexa e desafiadora. 

Fernando Cesar Zambroti discorrerá sobre "Computação na nuvem: derrubando barreiras e superando desafios da EAD". A computação na nuvem tem se tornado cada vez mais conhecida no meio educacional, no entanto, ainda existem muitas dúvidas quanto a seus benefícios para as instituições. Por isso, é importante conhecer seu potencial, que envolve desde a democratização da educação, já que não possui barreiras de acesso e permite um ensino colaborativo, como o encontrado no fenômeno dos MOOC's, à otimização de recursos tecnológicos na educação.

Comentários