Os perigos que a diabetes oferece à visão

Saiba como esta doença pode afetar a visão de maneira irreversível
Considerada por muitos especialistas como o mal do século, a diabete s já é uma das principais causas de cegueira no mundo, principalmente em pessoas  com menos de 65 anos.
 De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a OMS, a doença é uma epidemia que atinge mais de 350 milhões de pessoas e a medida que a população envelhece, esse número tende a crescer. Hoje, ela responde por até 50% dos casos de problemas cardiovasculares, entre outras sérias complicações de saúde que poderiam ser prevenidas, além de ser uma das principais causas de perda de visão.
A diabetes e os olhos
O que pouca gente sabe é que essa grave doença está diretamente relacionada com o estilo de vida que cada um leva.
Segundo a oftalmologista do Departamento de Retina, Vítreo do HCO, Roberta Abdulmassih, o que realmente acontece é uma alteração circulatória. “A partir dessa modificação o paciente pode ser diagnosticado com glaucoma, catarata e, principalmente, com a retinopatia diabética. Além dos riscos de problemas na visão pode haver acometimento da circulação dos pés, rins, coração e também ocorrer lesão dos  nervos”, afirma a doutora. No entanto, com o tratamento adequado e os cuidados necessários,  o diabético não tem prejuizo de sua qualidade de vida.
A retinopatia diabética é uma alteração decorrente da degradação dos vasos sanguíneos da retina. Esta estrutura é composta por uma camada de fibras nervosas, assim como o cérebro, responsáveis pela formação da imagem e se situa na parte interna do nosso olho.
As pessoas que têm diabetes apresentam risco 25 vezes maior de ficarem cegas do que as não portadoras da doenças. “A cegueira  ou a baixa visual severa não costumam ocorrer na fase inicial da diabetes. Após 10 anos de doença, há aumento significativo no risco de aparecimento da retinopatia diabética, atingindo mais de 75% das pessoas com diabetes há mais de 20 anos”, lembra a médica.

Comentários