As
pessoas com deficiência constituem uma faixa da população que necessita de
atenção especial. Existem hoje diversas políticas e ações de reabilitação e
inclusão social que contribuem para uma melhoria significativa da qualidade de
vida da comunidade.
O
atendimento personalizado a deficientes também é uma necessidade e sai na
frente o comércio que melhor compreende esses cidadãos. Foi com essa visão que
a ONG Angel Hair e a Agência VP Interativa, com o apoio do Uberlândia Shopping,
desenvolveram a cartilha instrutiva intitulada: “Você é uma pessoa com
eficiência?", com dicas e sugestões para atendimento a pessoas com
deficiência, e com o objetivo de mostrar como a humanização nas relações de
consumo da pessoa com necessidades especiais podem influenciar no poder de
compra desse público.
A
normatização de atendimento personalizado já possui um projeto de lei aprovado
este ano pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania do Congresso
Nacional. Para a idealizadora da cartilha e diretora da ONG Angel Hair,
Karolina Cordeiro, o mais importante é a mudança de mentalidade e quebra de
paradigma, que ocorrerá à medida que o comércio entender que todas as pessoas
são especiais, e que a acessibilidade humana é tão importante quanto à
acessibilidade física.
A
cartilha reforça que as pessoas com deficiência são cidadãs e consumidoras como
quaisquer outras e não querem ser tratadas como diferentes dos demais cidadãos.
No entanto, elas possuem algumas particularidades que demandam atendimento
preferencial e personalizado.
Para
ajudar os empresários que têm boa visão de negócio, a cartilha possui
orientações que vão desde se referir/tratar, relacionar, dar suporte e, de uma
maneira em geral, até propor inclusão e igualdade de condições ao comércio.
Segundo
o superintendente do Uberlândia Shopping, Guilherme Marini, a cartilha é uma
ferramenta de comunicação que vem para reforçar os processos que são adotados
na Gestão de Segurança, Saúde e Meio Ambiente do nosso empreendimento.
“Constantemente,
promovemos palestras de capacitação pelo projeto Qualifica para aprimorar o
atendimento em todas as suas modalidades. Essa ferramenta de informação, voltada
para pessoas com deficiência, ajudará nossa equipe de vendas, bem como os
gestores a melhorar o atendimento com esse público que para nós é muito
importante e merece o nosso respeito”, ressalta.
Atendimento
preferencial
No
Uberlândia Shopping, todos os itens de segurança são pensados para as pessoas
com deficiência ou que necessitam de algum tipo de prioridade. O shopping
possui 2.319 vagas de estacionamento, sendo parte voltada para portadores de
necessidades especiais, idosos, gestantes e para famílias.
As
placas indicativas e de sinalização de solo ajudam na localização das vagas.
Segundo o gerente de Operações do Uberlândia Shopping, José Roberto Monteiro, o
empreendimento possui vagas devidamente sinalizadas para atender ao público que
necessita de vagas especiais, como os cadeirantes, além de reservar em
locais mais próximos aos acessos do shopping, vagas para famílias com crianças,
gestantes e idosos.
Segundo
José Roberto, o intuito é oferecer conforto e comodidade aos clientes. “Acreditamos
que pela conscientização dos condutores, conseguimos fazer uma abordagem mais
direta em respeito às pessoas que necessitam utilizar desses espaços, através
de campanhas educativas”, ressalta.
Sobre
o Uberlândia Shopping
Av.
Paulo Gracindo, 15 - Morada da Colina - Uberlândia – MG
Segunda
a sábado, das 10h às 22h (praça de alimentação facultativo até às 23h)
Domingo,
das 12h às 20h (lojas) e das 12h às 22h (praça de alimentação)
Facebook:
facebook.com/UBERLANDIASHOPPINGREAL
SAC:
4003-7860
Whatsapp:
(34) 9816-9933
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