Artista plástico de Uberlândia é premiado com medalha de ouro em Dubai



A expressão e representação da beleza humana em quadros é a especialidade de André Maurício da Silva. Com 29 anos de idade e há 12 no ramo das artes plásticas, ele é um dos mais premiados do Triângulo Mineiro. André também é um dos membros do Núcleo de Artesanato, do Programa Empreender da Aciub, que orienta sobre a gestão de empresas, oferece cursos profissionalizantes e treinamentos, promove viagens para feiras em outras cidades, contribui para a troca de experiências entre os participantes do grupo, entre outras ações. Ele também é membro da Academia Nacional de Artes Plásticas – Anap.

No mês de maio, André participou da X Mostra de Arte Brasileira em Dubai, nos Emirados Árabes, que reúne mais de 100 países e integra a Exposição Internacional de Arte e Design em Dubai. A obra exposta pelo artista foi um retrato de Madre Teresa de Calcutá, em óleo sobre tela e com dimensões de 40cm x 30cm, que foi premiada com medalha de ouro pela X Mostra. “Me senti muito feliz, pois é o reconhecimento de anos de esforço contínuo, sendo recompensado”, comenta. Outra integrante do Núcleo de Artesanato da Aciub, Eliane Rangel, também foi premiada com medalha de bronze.

Quando André chegou a Uberlândia, seis anos atrás, seu trabalho ainda não era conhecido na cidade, então tinha poucos alunos em suas oficinas de pintura. Para se sustentar, o artista trabalhava como garçom e jardineiro e, no tempo livre, produzia sua obra. Aos domingos, André ia para a Feira da Gente, na Praça Sérgio Pacheco em Uberlândia, para expor seu trabalho. Atualmente, ele tem quase duas mil obras e já participou de 45 exposições, sempre buscando representar a beleza humana de forma natural. “A beleza de um rosto castigado pelo tempo, beleza da ingenuidade de uma criança ao brincar, beleza de uma jovem apaixonada, enfim, quero pintar em meus quadros a intenção do coração humano” diz André.

Comentários