Leishmaniose Visceral mata mais do que a Dengue em 9 estados

Doença atingi um número preocupante e muitos nunca ouviram falar da mesma
 
A leishmaniose visceral é considerada uma das principais zoonoses emergentes no Brasil, gerando enorme impacto na saúde pública e comoção social pela morte de muitos cães infectados e humanos. Presente praticamente em todo país, a leishmaniose mata mais do que a dengue em 9 estados brasileiros, são eles: Pará, Tocantins, Maranhão, Ceará, Bahia, Paraíba, Piauí, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.
 
Causada pelo protozoário Leishmania chagasi, o cachorro é o principal reservatório urbano capaz de infectar o vetor (inseto) transmissor da doença. Devido ao convívio com o animal doméstico, o ser humano torna-se vulnerável à infecção transmitida pela picada do flebotomíneo Lutzomya longipalpis, popularmente conhecido como mosquito-palha ou birigui.
 
Os sintomas apresentados no ser humano, são febre intermitente, com semanas de duração, fraqueza, perda de apetite, emagrecimento, anemia, palidez, aumento do baço e do fígado, comprometimento da medula óssea, problemas respiratórios, diarreia, sangramentos na boca e nos intestinos. Já pelo animal infectado podem variar de dermatite a úlceras nas orelhas e focinho, lesões oculares, emagrecimento, fadiga, febre, anemia, entre outras.
 
Embora tenha cura no ser humano, a leishmaniose visceral causa a morte de até 10% das pessoas infectadas e milhares de cães todos os anos. Por esse motivo, a vacinação do animal é muito importante para prevenção e controle da doença em animais e humanos. Para proteger os cães os donos podem contar com a LEISH-TEC, vacina do laboratório Hertape Calier, que tem sua eficácia comprovada e aprovada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e Ministério da Saúde e que passou a ser recomendada como medida de proteção inidividual para cães contra a Leishmaniose Visceral.
 
Como a única maneira de fugir da doença é prevenindo, é importante que os proprietários de cães tomem alguns cuidados básicos no ambiente externo da casa como manter o quintal sempre limpo, não ter galinhas em casa e caso tenha, deixar o espaço onde elas ficam sempre limpo, não ter acúmulo de lixo, cascas de frutas no chão, pois ao contrário do mosquito da dengue o mosquito-palha procria em matéria orgânica e não em água parada. Não há uma estação do ano que isso seja mais incidente, ou seja, o cuidado deve ser o ano todo.
 
Sobre Laboratório Hertape Calier Saúde Animal
A Hertape Calier Saúde Animal surge em 2004, a partir da fusão entre a Hertape, conhecida pelo pioneirismo no mercado veterinário brasileiro, e a Calier, empresa do grupo espanhol Induken, com atuação em mais de 70 países. Sua planta industrial é localizada na cidade de Juatuba, em Minas Gerais.
 
Com quase um milhão de metros quadrados, suas instalações são certificadas pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio). Atualmente a Hertape Calier possui 80 produtos no seu portifólio, entre vacinas, antibióticos, anti-inflamatórios, suplementos e antiparasitários. Todos fabricados dentro de rigorosos padrões de qualidade exigidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
 
Para garantir eficiência na comercialização dos produtos em todo território brasileiro, a empresa conta com quatro centros de distribuição localizados nas cidades de Goiânia (Goiás), Vinhedo (São Paulo), Cachoeirinha (Rio Grande do Sul), e Juatuba.  Com sua vasta rede de colaboradores, a Hertape Calier é capaz de assistir ao mercado veterinário de maneira completa, oferecendo uma linha de produtos capazes de promover a saúde e valorizar o bem-estar animal.

Comentários