Dia dos Namorados: comércio estima crescimento de 5% nas vendas


Uma pesquisa realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Uberlândia (CDL) com os consumidores e comerciantes revela que as vendas no comércio para o Dia dos Namorados, comemorado no próximo dia 12 de junho, devem aumentar até 5% neste ano, em comparação com o mesmo período de 2013. Embora 86% dos entrevistados pretendam realizar alguma compra na data comemorativa; 66% dos comerciantes não estimam crescimento nas vendas na data especial e, os 34% que esperam aumento nas vendas, acreditam que as mesmas deverão crescer no máximo 5%.  A data, hoje, já é a terceira em maior fluxo do comércio, ficando atrás do Natal e Dia das Mães. 

A pesquisa revela ainda que 23% dos consumidores almejem comprar roupas, seguido de um empate: 20% dos consumidores desejam comprar flores e outros  20% pretendem comprar perfumes e cosméticos.

E quanto os apaixonados estão dispostos a gastar? Um dos destaques desta data é a predisposição da maioria dos consumidores em adquirir bens. 54% devem desembolsar de R$51,00 a R$150,00, sendo que 47% irão pagar suas compras à vista. Em contra partida, 88% dos lojistas acredita que os pagamentos sejam realizados com cartão de crédito.
 
A pesquisa abordou a questão de promoções especiais para a data e 69% dos comerciantes afirmaram que realizarão promoções. A maioria dos lojistas (67%) distribuirá brindes para os clientes e o restante (33%) dará descontos. No que diz respeito às promoções, 77% dos consumidores acreditam que as liquidações e promoções do varejo serão fatores decisivos nas compras.

Horário do comércio
Em relação ao horário de funcionamento do comércio, a pesquisa revelou que na semana do Dia dos Namorados (09/06 a 12/06), 53% dos comerciantes pretendem deixar suas lojas abertas após as 20 horas. Já na data comemorativa (12), a intenção é abrir as lojas até as 20 horas.

Comentários