A
TV Globo Minas, o jornal O Tempo, a rádio UFMG Educativa e o portal de
notícias G1 do Sul de Minas venceram a etapa estadual (Minas Gerais) do
6º Prêmio Sebrae de Jornalismo. Já o destaque na categoria Jornalista
Parceiro do Empreendedor, criada este ano, foi Paulo Henrique Lobato, do
Jornal Estado de Minas. Os vencedores foram conhecidos na noite desta
terça-feira (29/4), em Belo Horizonte.
Na
categoria Impresso, as repórteres Queila Ariadne e Ana Paula Pedrosa,
do jornal O Tempo, venceram com a matéria “10 anos sem camelô”. A
reportagem traça uma linha do tempo sobre o que mudou no centro da
capital mineira com a saída dos empreendedores informais.
A
matéria “Empresários diminuem desperdícios nos bares e restaurantes”,
do repórter Diego Bertozzi, com produção de Luciana Logrado e imagens de
Alexandro Santos, venceu na categoria Telejornalismo. A reportagem
exibida no programa MGTV 2ª edição, mostra como empresários de Belo
Horizonte do setor de alimentação, capacitados pelo projeto 5 Menos que são Mais, do Sebrae Minas, conseguiram aumentar o lucro, reduzindo desperdícios e preparando de maneira correta os alimentos.
Com
a série “Donas do Seu Próprio Destino - Negras Empreendedoras”, da
rádio UFMG Educativa, Paula Alkmim e Vanessa Bugre venceram, pela
segunda vez consecutiva, a categoria Radiojornalismo. As três
reportagens da série mostram o aumento do número de mulheres negras à
frente das micro e pequenas empresas. Relatos emocionantes de
empreendedoras que lutam para vencer as dificuldades do dia a dia.
A capital mineira da lingerie rendeu a Samantha Silva, do G1 Sul de Minas, a vitória na categoria Webjornalismo. A matéria “Lingerie tira mulheres do campo e faz polo virar realidade em Juruaia” relata histórias de mulheres que comandam os negócios na terceira maior cidade produtora de lingerie do país.
Já
os fotógrafos Ramon Lisboa, Solón Queiroz e Maria Tereza Correia
venceram na categoria Fotojornalismo, com as fotos produzidas para a
série “Frutas S/A”, publicadas no jornal Estado de Minas.
Pela
primeira vez, a premiação homenageou o jornalista que se destacou em
2013 na cobertura de assuntos de interesse e orientação às micro e
pequenas empresas. O destaque da categoria Jornalista Parceiro do
Empreendedor foi para Paulo Henrique Lobato, do jornal Estado de Minas.
Os
vencedores das cinco categorias na etapa Minas Gerais ganharam troféus e
um representante de cada veículo vencedor vai participar, em outubro,
de uma missão técnica aos principais veículos de comunicação de Buenos
Aires, na Argentina. No dia 12 de agosto, eles concorrem à premiação da
etapa nacional – R$ 15 mil por categoria e ao grande prêmio, de R$ 25
mil.
O
Prêmio Sebrae de Jornalismo é uma iniciativa do Sebrae, com realização
da Revista Imprensa. O objetivo da premiação é reconhecer trabalhos
jornalísticos sobre o ambiente das micro e pequenas empresas, publicados
na imprensa de todo o país. A 6ª edição do prêmio teve 107 trabalhos
inscritos em Minas Gerais, superando as 84 inscrições da edição
anterior.
Vencedores
Webjornalismo
Reportagem: Lingerie tira mulheres do campo e faz polo virar realidade em Juruaia
Autor: Samantha Silva
Empresa: G1 Sul de Minas
Impresso
Reportagem: 10 anos sem camelô
Autores:
Ana Paula Pedrosa
Queila Ariadne
Empresa: Jornal O Tempo
Telejornalismo
Reportagem: Empresários diminuem desperdícios nos bares e restaurantes
Autores:
Diego Bertozzi
Luciana Logrado
Alexandro Santos (cinegrafista)
Empresa: TV Globo Minas
Radiojornalismo
Reportagem: Donas do próprio destino - Negras empreendedoras
Autores:
Paula Alkmim
Vanessa Bugre
Empresa: Rádio UFMG Educativa 104,5 FM
Fotojornalismo
Reportagem: Série Frutas S/A
Fotógrafos:
Ramon Lisboa
Sólon Queiroz
Maria Tereza Correia
Empresa: Jornal Estado de Minas
Jornalista Parceiro do Empreendedor
Jornalista: Paulo Henrique Lobato
Empresa: Jornal Estado de Minas
Comentários
Postar um comentário