Reprodução assistida facilita gravidez depois dos 34 anos


Planejar minuciosamente a gestação, e escolher o momento mais oportuno de engravidar tem sido uma realidade cada vez mais constante entre as mulheres. Com a inserção feminina no mercado de trabalho e sua preocupação com a carreira, além das rotinas cada vez mais atribuladas, muitas mulheres vêm adiando a programação do primeiro filho. Apesar dos benefícios, que envolvem estabilidade financeira e emocional, a prática pode trazer alguns transtornos, como a dificuldade para engravidar por causa da idade.

Estudos em reprodução humana apontam que, até os 34 anos, a mulher tem a fertilidade ideal para engravidar, seja por processos naturais ou artificiais. Depois dessa idade, as taxas de fertilidade são reduzidas. “O ideal é que a mulher planeje ficar grávida antes dessa idade, quando a chance de fertilização é maior”, afirmou o ginecologista e obstetra Luís Carlos Alves Perillo, especialista em reprodução assistida.

Segundo ele, uma solução para quem tem dificuldade para engravidar é a reprodução assistida. “A paciente passa por exames, e em seguida, toma medicamentos que estimulem a produção de óvulos, para aumentar as chances de fertilização”, disse. Segundo ele, depois da estimulação é feita a coleta dos óvulos. “A paciente é sedada para a coleta, e depois faz-se a fertilização in vitro. Depois de 48 horas da coleta, os embriões são transferidos para o útero”, afirmou.

O tempo para a fixação do embrião no útero e a confirmação da gravidez varia conforme cada paciente e é possível que a técnica precise ser aplicada mais de uma vez. “Isso ocorre por causa da alta complexidade, e das variações hormonais em cada mulher”, disse.  Perillo também orienta às futuras mamães a praticarem atividades físicas sob recomendação profissional e alerta para o mito do uso prolongado de anticoncepcional. “Independente do tempo de uso do anticoncepcional, a fertilidade da mulher retorna nos primeiros três meses, e é importante ressaltar que o uso de contraceptivo diminui doenças como cistos ovarianos e endometriose, que podem estar relacionadas com a dificuldade em engravidar”, afirmou.

  
DÚVIDAS MAIS COMUNS
Por onde começar?
É importante uma investigação detalhada por diversos exames, de maneira dinâmica e objetiva, para que se possa descobrir as causas da infertilidade e garantir o tratamento adequado. Devem ser feitos exames especializados que avaliem a anatomia do aparelho reprodutor feminino, a permeabilidade das trompas e o funcionamento dos ovários.

Quando procurar um especialista?
De um modo geral, o casal é considerado com problema de infertilidade quando não se consegue gravidez após um ano de tentativas regulares. Existem casos especiais em que é aconselhável antecipar esse tempo, por exemplo, quando existe um diagnóstico prévio de algum problema de saúde, como endometriose, doenças pélvicas inflamatórias, homens com uma contagem de espermatozóides baixa e mulheres com idade acima de 35 anos. Quanto mais cedo o problema for identificado e tratado, maiores serão as chances de sucesso. Lembre-se também que o diagnóstico de infertilidade não significa impossibilidade de ter filhos, apenas um desafio a ser vencido com a ajuda da ciência.

Quais são as técnicas de reprodução assistida?
Atualmente, existem basicamente duas técnicas que revolucionaram o tratamento da infertilidade. A primeira é a da fertilização in vitro convencional, em que se coloca em ambiente de laboratório uma quantidade de até 100 mil espermatozoides ao redor de cada ovócito, afim de se obter pré-embriões de boa qualidade que serão transferidos, posteriormente, para a cavidade uterina. A segunda é a Injeção Intracitoplasmática do Espermatozóide (ICSI, da sigla em inglês), pela qual é necessário um único espermatozóide para cada óvulo, conseguindo-se altos índices de fertilização.

SAIBA MAIS
Sobre a Fecunda Reprodução Humana
A Clínica Fecunda nasceu há 18 anos, pela união de um grupo de médicos, que acreditaram no desejo de criar um novo modelo de clínica de fertilidade, que fosse capaz de equilibrar ciência com humanidade, modernidade com simplicidade e custos mais acessíveis no tratamento da infertilidade para construção de uma família.

Comentários