Cine Família na Praça chega para fortalecer cultura cinematográfica nos pequenos municípios


De acordo com o anuário estatístico do Observatório Brasileiro do Cinema e do Áudio Visual (OCA), departamento pertencente à Agência Nacional do Cinema (Ancine), em 2012 o Brasil possuía 2.517 salas de cinema. Desse total, 213 estão em Minas Gerais. No entanto, a maioria das salas de exibição encontra-se em shoppings centers (86,5%) e em cidades com mais de 100 mil habitantes (91%). Devido a estes fatores, os cidadãos que vivem nos pequenos municípios, principalmente aqueles que estão mais afastados dos grandes centros urbanos, acabam tendo acesso restrito aos cinemas.
Para ajudar a mudar essa realidade, no mês de maio, o projeto Cine Família na Praça vai levar uma programação familiar para as praças públicas de 7 cidades do interior mineiro que não possuem salas ou complexos de cinema.  Inserindo mais pessoas nesse contexto, dois filmes serão exibidos em Araguari (09), Tupaciguara (10), Presidente Olegário (17), Carmo do Paranaíba (18), Pará de Minas (23), Nova Serrana (24) e Bom Despacho (25), sempre às 20h.
Além de proporcionar acesso gratuito ao mundo do cinema, por meio da montagem de toda uma infraestrutura que dará a sensação de estar em uma sala, porém a céu aberto, o projeto, pretende fortalecer as produções nacionais.
Uma das exibições será a animação brasileira “Minhocas”, que promete encantar a criançada. Este filme foi o primeiro longa-metragem em stop motion produzido na América Latina. Já o outro, será o documentário “Narradores, memórias afetivas do futebol”, curta que mostra a narrativa de pessoas que viveram histórias durante as Copas do Mundo de 1954 até os dias de hoje.
Segundo Marcelo Mamede, organizador do evento, a escolha dos filmes a serem apresentados foi primada pelo ineditismo. Para ele, o projeto é um verdadeiro pacote de atração gratuita para as cidades que receberão o Cine Família na Praça. “A realidade de frequentar cinema não faz parte da vida de muitos cidadãos brasileiros, principalmente os que estão no interior. Como em quase todos os municípios por onde o projeto circulará não há complexos ou salas de cinema, podemos encontrar pessoas que nunca tiveram a oportunidade de irem a um cinema”, aponta.
Para acompanhar toda a programação, bem como obter mais informações como datas, horários e curiosidades, os interessados podem acessar o site www.cinefamilia.com.br e também acompanhar a página do projeto no Facebook: www.facebook.com.br/cinefamilianapraca.
O projeto Cine Família na Praça é patrocinado pela Algar Telecom, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, com realização da Moinho Cultural e apoio das Prefeituras de Araguari, Bom Despacho, Carmo do Paranaíba,  Nova Serrana, Pará de Minas, Presidente Olegário e Tupaciguara.

Comentários