Quem
já não percebeu que as estações do ano estão a cada temporada mais descontroladas
e os fenômenos climáticos extremos, contribuído para o aquecimento
global? Dar atenção ao grito do planeta terra é fazer algo para ajudar a
reverter este quadro. É com essa visão global que o Uberlândia Shopping participa pela terceira vez da
ação de conscientização ambiental criada pela World
Wide Fund for Nature (WWF): Hora
do Planeta. Neste ano, a ação acontecerá no dia 29 de março.
A “Hora do Planeta” é um movimento no qual a comunidade em
geral e as empresas se sensibilizam a apagar as luzes por 60 minutos, em uma
atitude simbólica contra o aquecimento global e problemas ambientais
enfrentados no mundo inteiro. No Uberlândia Shopping, as luzes da
fachada e sanca da Praça de Alimentação serão apagadas das 20h30 às 21h30. Os
lojistas também são incentivados a diminuírem a iluminação das vitrines.
“Fazemos questão de abraçar a causa, dar atenção especial às áreas de impacto
ambiental: energia e clima, água, resíduos e biodiversidade. Somos um shopping
automatizado, sustentável com resultados significativos em economia e reuso de
água pluvial. Queremos mais uma vez fazer parte dessa ação ímpar para o
planeta, dessa história de bons exemplos”, disse o superintendente do
Uberlândia Shopping, Guilherme Marini.
Sistema de energia
O Uberlândia Shopping trabalha com soluções arquitetônicas
sustentáveis para a redução de
energia elétrica. A água dos chuveiros automáticos do vestiário é aquecida por sistema solar e
muitos espaços recebem iluminação
natural devido às vidraças
que foram substituídas por concreto. Com a iluminação natural de mall, é possível manter desligadas
60% da iluminação destes ambientes. Com o sistema de automação predial, é fácil
otimizar e gerir o sistema de iluminação e ar condicionado do complexo. “O
sistema de ar condicionado de auto rendimento de empreendimento do nosso porte
representa de 25% a 30% do total o consumo de energia elétrica. No controle de
iluminação, o edifício funciona com sensores de luminosidade (luximetro) com
diferentes set-poits para ligar e desligar a iluminação em função da iluminação
natural”, explica Guilherme.
O
superintendente ainda acrescenta: “a indústria mudou ao longo do tempo. Os
shoppings hoje são mais compactos, no entanto, tem mais incidência de luz, para
que as pessoas tenham a percepção do tempo. Todas essas ações complementam a Política de
Responsabilidade Corporativa do Uberlândia Shopping, que possui metas de curto,
médio e longo prazo para a redução de energia, bem como de outros insumos
naturais. Nosso objetivo é economizar energia e água, obter uma taxa de
reciclagem mínima e reduzir a proporção de resíduos enviados para aterro com o
sistema de reciclagem”.
Sobre #atitudeverdeamarela
A Hora do
Planeta faz parte da
#atitudeverdeamarela, uma campanha ampla que propõe ações positivas visando espalhar
atitudes sustentáveis e mobilizadoras entre a sociedade e os clientes do Uberlândia
Shopping, pode ser vista em diferentes plataformas digitais. No hotsite,
no Facebook, no Instagram e também no Twitter basta digitar a hashtag#atitudeverdeamarela.
No hotsite www.atitudeverdeamarela.com.br é possível assistir ao vídeo da campanha e se envolver neste clima de
solidariedade que vai direcionar as ações do empreendimento durante o período
do campeonato das seleções de futebol.
Comentários
Postar um comentário