Janeiro Branco é lançado em Uberlândia



Estudos apresentados pela OMS (Organização Mundial de Saúde) e Mistério da Saúde indicam que o Brasil tem experimentado um crescimento vertiginoso das problemáticas relativas à Saúde Mental dos indivíduos e da sociedade como um todo

São altos os índices de violência (em domicílios, no trânsito ou em escolas), criminalidade, suicídios, alcoolismo, drogadição, depressão, preconceitos, entre outros, que colocam em risco o equilíbrio mental, comportamental, espiritual e emocional dos indivíduos da nossa sociedade.

Porém, de acordo com Leonardo Abrahão, um dos organizadores da Campanha Janeiro Branco, apesar da necessidade evidente de colocar o assunto em pauta, muito pouco ainda se discute a respeito.

“Através da Campanha Janeiro Branco pretendemos difundir um conceito ampliado de Saúde Mental, como um estado de equilíbrio sem o qual não é possível viver satisfatoriamente em sociedade. Escolhemos o mês de janeiro para mobilização, pelo fato de que, em geral, no início do ano as pessoas estão predispostas a pensar sobre suas vidas em diversos aspectos, e a cor branca porque queremos incentivá-las a construir novas possibilidades”, pontua Abrahão.

Segundo o idealizador da Campanha, que a cada dia ganha mais adeptos nas redes sociais, viver em uma sociedade individualista e consumista torna a vida um permanente desafio. “Os conflitos, desejos, ambições, aparências incitam o indivíduo a uma permanente prontidão dos sentidos que podem terminar por levá-lo à exaustão”, afirma Leonardo que também é psicólogo.
A crença de que a humanidade já acumulou conhecimentos suficientes para ajudar as pessoas a desenvolverem uma vida saudável e de que todos são responsáveis pela promoção da Saúde Mental é o motivo do convite lançado à sociedade pela Campanha Janeiro Branco.

“Convidamos todos os profissionais das diversas áreas do conhecimento a questionarem-se: Como posso usar o que sei a favor da Saúde Mental, no sentido de favorecer a qualidade de vida e o bem estar das pessoas, bem como o equilíbrio emocional, o sentido existencial e a harmonia social?”,  diz Abrahão.

Confira a programação Janeiro Branco:
Para dar início às atividades da Campanha, haverá no dia 10 de janeiro uma caminhada pela Saúde Mental, para a qual toda a sociedade está convidada e que acontecerá no Parque do Sabiá às 19h.

Entre 13/01 e 25/01, inúmeras palestras com duração de 20 minutos acontecerão em Uberlândia (MG), em espaços onde há concentração de pessoas, com objetivo de levar a temática ao encontro do maior número de indivíduos.

Diversos grupos de meditação desenvolverão atividades nas praças da cidade, ensinando práticas e exercícios ligados ao equilíbrio do corpo e da mente.

Vários bate-papos ao vivo sobre Saúde Mental serão transmitidos diretamente do site oficial do Janeiro Branco.

E para encerrar, no dia 31/01, uma grande mesa redonda com convidados bastante especiais acontecerá em Uberlândia.

Mais detalhes sobre a programação e novidades, podem ser encontrados em: www.janeirobranco.org e www.facebook.com/janeirobranco

Alguns locais onde haverá atividades entre os dias 13 e 25/01:
Wik Agência Digital
CTBC Telecom
Nossa Clínica
Habib’s
Clínica Acolher
Instituto Integrare
Unipsico
Clínica Oncocentro
Livraria Jurídica Universal
Clínica Nosso Canto
Bom Jesus Materiais para Construção
Parque do Sabiá
Clínica Master
Pratic Odonto
Clínica Center Dr. Manoel Crosara
Alecrim Restaurante
Start Química
Tem Tem Bebidas
Zup It Innovation


Fonte: Ciclo Assessoria de Imprensa

Comentários