Vem aí o VII Congresso Mineiro de Neurocirurgia




Uberlândia vai sediar o VII Congresso Mineiro de Neurocirurgia, no Center Convention, de 7 a 9 de novembro, com o tema “Neurocirurgia Segura, Sabedoria, Experiência e Estado da Arte”. Com espaço propício para o compartilhamento de experiências, dificuldades e resultados na área, os participantes também vão debater temas relacionados ao exercício da neurocirurgia em Minas e no Brasil.

A programação está repleta de novidades e dividida em três temas centrais: Traumas Crânio Encefálico e a Neurointensivismo, que abordará temas relacionados aos acidentes, principalmente os de trânsito, que é hoje a principal causa de mortalidade e morbidade entre a população jovem mais ativa, entre 16 e 30 anos de idade; Neurooncologia, que envolve tratamento dos tumores do Sistema Nervoso Central e por último os Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC), caracterizados como a principal causa de morte no Brasil, na população acima de 45 anos.

Para o vice-presidente da Sociedade Mineira de Neurocirurgia, chefe do Serviço de Neurocirurgia da UFU e médico sócio do Complexo Hospitalar Santa Genoveva, Marcelo Chioato, o objetivo do evento é o aprimoramento profissional. “Hoje a área médica em geral e as especialidades do ambiente na alta complexidade primam, principalmente, pela conquista do que há de melhor no tratamento para as doenças mais graves. Isso em geral, tanto na parte neurológica, tanto na em outras áreas. E com a vinda deste Congresso para a cidade estamos fazendo uma somatória de esforços para oferecer o que há de melhor para a reciclagem dos profissionais da área”, explica.

Esta é a primeira vez que o Congresso será realizado em Uberlândia, sendo que outros municípios mineiros já sediaram o evento: Belo Horizonte, Juiz de Fora e Montes Claros. “Uberlândia hoje é um polo universitário e industrial com vocação ao turismo de negócios. Trouxemos o Congresso para a cidade e pretendemos levar muita informação, realizar o aprimoramento profissional de equipes multidisplinares, melhorando assim o atendimento médico na região no que concerne a alta complexidade da Neurocirurgia. Será uma experiência única, por isso, esperamos contribuir para que esta cidade seja realmente destaque no plano nacional de competência em ciências da saúde e afins”, afirma Marcelo.

O evento é direcionado a neurocirurgiões, residentes de neurocirurgia, acadêmicos de medicina e outros profissionais de áreas afins. Mais informações www.neuromg.com.br.

Comentários