Reprodução assistida: o que é isso?


O número de pessoas que procuram clínicas especializadas em reprodução assistida vem aumentando consideravelmente nos últimos anos no Brasil. Estima-se que pelo menos 15% dos casais tenha alguma dificuldade para ter filhos. Por isso, muitos procuram ajuda especializada, como a reprodução assistida, por exemplo.

O método de fertilização em laboratório é um conjunto de técnicas direcionadas por médicos especializados, com o objetivo de viabilizar a gestação de mulheres com dificuldades para engravidar. Os motivos de não conseguirem gestar um filho da forma natural pode ser a infertilidade do casal ou de um dos seus membros.

“A reprodução assistida tem como objetivo concreto resolver a dificuldade que alguns casais têm em conceber um filho. Os casos de Infertilidade vêm aumentando, é verdade, porém o que aumentou muito foi a procura pelo tratamento da infertilidade, que usa técnicas modernas e geralmente resolve o problema”, disse o uro-andrologista Mário Cruvinel.

Por isso, é importante uma investigação detalhada a partir de exames, para que possam ser identificadas as causas da infertilidade e direcionar o tratamento adequado. De uma forma geral, um casal pode ser considerado com problemas de infertilidade quando não se consegue gravidez após um ano de tentativas regulares. Este tempo pode ser menor quando, por exemplo, existe um diagnóstico prévio de algum problema como endometriose, doenças pélvicas inflamatórias, homens com uma contagem baixa de espermatozoides e mulheres com idade acima de 35 anos.

Quanto mais cedo o problema for identificado e tratado, maiores serão as chances de sucesso. “O diagnóstico de infertilidade não significa impossibilidade de ter filhos, mas é apenas um desafio a ser vencido com a ajuda da ciência, diminuindo os riscos para as mães e filhos e aumentando os resultados na maior porcentagem possível”, disse o médico.

DÚVIDAS MAIS COMUNS
Por onde começar?
É importante uma investigação detalhada por diversos exames, de maneira dinâmica e objetiva, para que se possa descobrir as causas da infertilidade e garantir o tratamento adequado. Devem ser feitos exames especializados que avaliem a anatomia do aparelho reprodutor feminino, a permeabilidade das trompas e o funcionamento dos ovários.

Quando procurar um especialista?
De um modo geral, o casal é considerado com problema de infertilidade quando não se consegue gravidez após um ano de tentativas regulares. Existem casos especiais em que é aconselhável antecipar esse tempo, por exemplo, quando existe um diagnóstico prévio de algum problema de saúde, como endometriose, doenças pélvicas inflamatórias, homens com uma contagem de espermatozóides baixa e mulheres com idade acima de 35 anos. Quanto mais cedo o problema for identificado e tratado, maiores serão as chances de sucesso. Lembre-se também que o diagnóstico de infertilidade não significa impossibilidade de ter filhos, apenas um desafio a ser vencido com a ajuda da ciência.

Quais são as técnicas de reprodução assistida?
Atualmente, existem basicamente duas técnicas que revolucionaram o tratamento da infertilidade. A primeira é a da fertilização in vitro convencional, em que se coloca em ambiente de laboratório uma quantidade de até 100 mil espermatozoides ao redor de cada ovócito, afim de se obter pré-embriões de boa qualidade que serão transferidos, posteriormente, para a cavidade uterina. A segunda é a Injeção Intracitoplasmática do Espermatozóide (ICSI, da sigla em inglês), pela qual é necessário um único espermatozóide para cada óvulo, conseguindo-se altos índices de fertilização.

SAIBA MAIS
Sobre a Fecunda Reprodução Humana

A Clínica Fecunda nasceu há 18 anos, pela união de um grupo de médicos, que acreditaram no desejo de criar um novo modelo de clínica de fertilidade, que fosse capaz de equilibrar ciência com humanidade, modernidade com simplicidade e custos mais acessíveis no tratamento da infertilidade para construção de uma família.

Fonte: Marcelo Calfat - Kompleta Comunicação

Comentários