Os 7 erros mais comuns no escritório


O ambiente de um escritório geralmente está recheado de muito trabalho e dedicação dos funcionários. Só que se isso for feito sem observar alguns pontos importantes, pode gerar problemas de saúde nos funcionários. Consequentemente, aumenta o índice de afastamentos na empresa.

Para ajudar você a entender onde estão os principais erros que acontecem em um ambiente corporativo, a fisioterapeuta Carolita Vasconcelos, da ErgonLider de Uberlândia, fez um raio-x de situações rotineiras e listou os 7 erros mais comuns no escritório. “Observando cada falha listada, é possível prevenir várias doenças ocupacionais, além de manter um ambiente que oferece qualidade de vida ao funcionário. Em consequência disso, o patrão ganha com o aumento da produtividade, além do trabalhador ter uma estrutura melhor para desempenhar a função”, afirmou.
Por isso, fique atento!

7 erros mais comuns no escritório:
1- Mesa muito alta ou cadeira muito baixa - Os punhos devem estar em extensão para a digitação, para evitar dores e problemas, como tendinites, por exemplo.

2- Não encostar a coluna na cadeira - Encostar a coluna no encosto da cadeira, com apoio em 90 graus, previne dores nas costas e problemas posturais que prejudicam a qualidade de vida.

3- Ar-condicionado acima da mesa - O posicionamento e a temperatura do ar-condicionado devem ser confortáveis para evitar problemas respiratórios. A limpeza dos filtros também merece atenção.

4- Reflexo da luz da janela na tela do computador - O ambiente deve estar bem iluminado e a luz natural é preferível à artificial, mas é preciso tomar cuidado com os reflexos na tela do computador, para não cansar a visão.

5- Comida em cima da mesa - Evite fazer refeições na mesa de trabalho, até porque a pausa é importante para o bem-estar. Toda atividade repetitiva deve ter intervalo a cada uma hora.

6- Pouco espaço embaixo da mesa - É preciso manter espaço livre para as pernas embaixo da mesa de trabalho, para poder aproximar a cadeira do móvel e manter a postura adequada.


7- Pescoço inclinado para falar ao telefone - Evite digitar enquanto fala ao telefone, para não ficar com o pescoço inclinado. Segure o telefone com uma das mãos e tome nota dos recados à caneta. Outra opção é o uso de headsets (fones de cabeça).

Fonte: Marcelo Calfat  Kompleta Comunicação

Comentários