Câncer de próstata: saiba como se prevenir



O câncer de próstata é o tumor mais comum em homens acima de 50 anos. Uma pesquisa realizada pelo INCA (Instituto Nacional de Câncer) apontou que em 2012 o Brasil contabilizou mais de 60 mil novos casos da doença.

Os fatores de risco incluem idade avançada (acima de 50 anos), histórico familiar, fatores hormonais e ambientais e certos hábitos alimentares (dieta rica em gorduras e pobre em verduras, vegetais e frutas), sedentarismo e excesso de peso.

O urologista Luiz Mauro Coelho afirma que a melhor maneira para evitar a doença é a prevenção. “Uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco de câncer. Nesse sentido, outros hábitos saudáveis também são recomendados, como fazer, no mínimo, 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar”, disse.

Este tipo de câncer é silencioso, cresce lentamente e não causa sintomas. Alguns dos sintomas, em estágios mais avançados, podem ocasionar dificuldade para urinar, sensação de não conseguir esvaziar completamente a bexiga e presença de sangue na urina (hematúria).

O diagnóstico pode ser feito de duas maneiras: por meio de exame físico (toque retal) e laboratorial (dosagem do PSA). E o tratamento é indicado de forma individual. “Cada caso exige necessidades distintas. O tratamento depende do tamanho e da classificação do tumor, assim como da idade do paciente e pode incluir prostatectomia radical (remoção cirúrgica da próstata), radioterapia, hormonoterapia e uso de outros medicamentos. Para os pacientes idosos com tumor de evolução lenta o acompanhamento clínico menos invasivo é uma opção que deve ser considerada”, explica o urologista.

A falta de informação, o preconceito e a falta de recursos são apontados como fatores que favorecem o desenvolvimento deste tipo de câncer, pois dificultam o diagnóstico rápido e podem levar a atrasos no tratamento. É comum os homens procurarem atendimento quando a doença já se tornou irreversível.

Recomendações sobre o câncer de próstata
* Homens sem risco maior de desenvolver câncer de próstata devem começar a fazer os exames preventivos aos 50 anos;

* Descendentes de negros ou homens com parentes de primeiro grau portadores de câncer de próstata antes dos 65 anos apresentam risco mais elevado de desenvolver a doença; portanto, devem começar a fazer os exames aos 45 anos;
  
* Optar por uma alimentação balanceada e praticar exercícios físicos regularmente são recomendações importantes para prevenir a doença.

Fonte: Luana Roque – Kompleta Comunicação

Comentários