Mutirão de exame pulmonar acontece pela primeira vez em Uberlândia


A Prefeitura de Uberlândia, através da Secretaria Municipal de Saúde, vai promover nos dias 20 e 27 de julho, a partir das 8h, um mutirão de espirometria (exame que avalia a função pulmonar) na UAI Roosevelt, referência da rede em pneumologia. Esta é a primeira vez que a ação acontece em Uberlândia, que registra uma demanda reprimida de mil pacientes. 

A Central de Regulação está em contato com os pacientes da fila de espera para avisá-los do comparecimento para realização do diagnóstico. Serão atendidas 150 pessoas da fila durante os dois dias de mutirão.

Os exames acontecem no sábado porque é um dia de demanda mais reduzida na unidade de saúde. Uma equipe de três pessoas, coordenada pelo pneumologista Ricardo Luiz Diniz, trabalhará diretamente na espirometria. Os técnicos ainda contarão com o suporte de equipes e estrutura da UAI. A logística foi planejada de forma que não prejudique o atendimento das demandas normais da unidade.

“A ideia é fazer o primeiro mutirão e avaliar o resultado da experiência. Se ela for exitosa, a tendência é continuar a fazer ações do mesmo segmento”, explicou o coordenador de Atenção às Condições Crônicas, Laerte Honorato.

A espirometria tem três objetivos: diagnóstico de doenças pulmonares, classificação do estado da doença (leve, moderada, grave) e possibilitar o paciente a realizar o protocolo do diagnóstico junto à Superintendência Regional de Saúde para conseguir os medicamentos e fazer o tratamento gratuitamente.


Fonte: Fillipe Alves - Secretaria de Comunicação Social PMU

Comentários